É quase impossível pensar em profissões do futuro e não cogitar imediatamente a palavra tecnologia.

Já existiam estudos afirmando que essa área seria uma das maiores ascensões nos próximos anos, mas a pandemia trouxe uma aceleração para o processo, “forçando” do pequeno empresário a grande indústria a se adaptar às novas realidades de trabalho.

Existem profissões que não são substituíveis, mas, sim, adaptáveis. Também há outras que surgem ao longo do tempo para suprir a demanda que aparece com a modernização.

O fato é: a tecnologia muda e o mercado a acompanha e vice-versa.

De acordo com a lista de profissões emergentes publicada no início deste ano, pelo LinkedIn, rede social profissional, dos 15 cargos com maior tendência de crescimento, 9 estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação, são eles:

Gestor de Mídias Sociais

Engenheiro de Cibersegurança

Representante de Vendas

Especialista em Sucesso do Cliente

Cientista de Dados

Engenheiro de Dados

Especialista em Inteligência Artificial

Programador de JavaScript

Investidor Day Trader

Consultor de Investimentos

Assistente de Mídias Sociais

Desenvolvedor de Plataforma Salesforce

Recrutador Especialista em Tecnologia da Informação

Coach de Metodologia Agile

Com isso, é possível observar que essas informações trazem algumas incertezas aos profissionais do mercado, por isso, é necessário que as pessoas comecem a refletir a vida profissional, bem como tomar novas decisões e formas de agir.

Mas não apenas a área de tecnologia anuncia crescimento, há uma macrotendência para novas possibilidades, dentre as quais, setores de demografia, biotecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, migração, saúde, comunicação, gestão e ocupações ligadas à qualidade de vida.

Além das profissões do futuro, a modalidade de trabalho home office impactou fortemente a organização interna das empresas, passando a ser uma tendência devido aos inúmeros benefícios, para ambos os lados de uma relação de trabalho.

O home office reduz gastos para a empresa, bem como traz uma qualidade de vida maior para os seus colaboradores.

Sem contar que não impede que ele permaneça em constante interação com uma equipe multidisciplinar.

O relato de diversas organizações é que, durante o período da pandemia, a sintonia das equipes de trabalho e os resultados foram os mesmos ou até melhores comparados à rotina de trabalho no ambiente 100% físico.

Assim, podemos dizer que o mundo está em constante transformação e o mercado vem tentando acompanhar estas mudanças e se adequar às novas possibilidades de trabalho e profissões, bem como, tornando-se cada vez mais exigente quando se fala em profissionais capacitados.

Bom, agora que você já viu quais são as profissões do futuro, você já estará mais preparado(a) para tomar a decisão de qual curso superior ou pós-graduação fazer ou não fazer. As opções são muitas, mas saber fazer uma boa escolha é um dos diferenciais para o seu futuro profissional.

E claro: caso você esteja procurado se recolocar no mercado de trabalho, nossa dica mais importante para facilitar esse processo é o Outplacement, um apoio profissional para esclarecer e orientar quem está de volta aos processos de recrutamento e seleção.

Tem dúvidas sobre esse processo? Vem falar com a gente, estamos prontos para ajudar!