Compartilhe

Trabalhar com uma Consultoria de RH não é somente para resolução de problemas, mas para criar melhores estratégias para o seu negócio. Portanto a empresa recebe vários benefícios que fazem a diferença em sua gestão de pessoas.

Antes de começarmos de verdade, preciso te dar uma dica: se quiser receber conteúdos super completos sobre RH (as principais notícias do RH, a evolução do papel da liderança, tendências ligadas ao DHO, métodos e ferramentas para gestão de pessoas e muito mais), você pode clicar aqui!

Vamos listas alguns benefícios para você:

  • Melhoria do clima organizacional

A Consultoria de RH de RH realiza o mapeamento dos colaboradores para entender as suas competências, habilidades e dificuldades na execução de suas atividades. O colaborador, por sua vez percebe que está sendo escutado e que o seu trabalho pode fazer a diferença para trazer bons resultados para empresa, se esforça para melhorar a sua produtividade e o relacionamento com seus gestores, refletindo na melhoria do clima organizacional e no fortalecimento da relação entre empresa e colaborador. Isso aumenta a possibilidade de alcançar os resultados esperados.

Outro ponto é nos processos de recrutamento e seleção que são aprimorados, com o objetivo de encontrar os candidatos ideais não só para uma vaga, mas para a empresa.

Trabalhar com uma Consultoria em RH contribui com uma visão externa do negócio. Uma consultoria é capaz de avaliar o seu negócio como um todo principalmente o RH e sua influencia com os outros departamentos. O que fica mais fácil realizar um diagnóstico sobre a atual performance da organização.

O consultor tem um olhar mais crítico ao analisar os processos e sabe identificar quais são eficientes e quais precisam ser corrigidos, apontando falhas ou oportunidades a serem exploradas.

Sendo uma excelente chance de ter processos checados, analisados e aprovados com uma visão do todo sobre a empresa e descobrir soluções criativas e com baixo custo para melhoria do trabalho.

  • Neutralidade

O trabalho da Consultoria de RH é realizado com neutralidade, de forma profissional, avaliando os fatos de forma imparcial, indicando problemas e propondo sugestões sem influência emocional ou hierárquica.

O consultor auxilia na identificação de quais tecnologias disponíveis mais se encaixam ao seu modelo de negócio e auxilia também na implementação delas.  Sugere melhorias dos processos internos para alcançar as metas que serão propostas nos planos de ação. Criando novas estratégias e adotando os métodos mais atuais.

A implantação de novas tecnologias de gestão permite otimizar o tempo de trabalho da equipe nas rotinas burocráticas, pois vão automatizar os processos burocráticos e eliminar os erros no controle de pessoal.

As pessoas envolvidas e impactadas pelo serviço acabam aprendendo novas metodologias, ferramentas ou processos, e se desenvolvem, aumentando o grau de produtividade e satisfação com trabalho.

A consultoria também contribui no momento da implantação, auxiliando no aprendizado e na utilização das ferramentas, ou mesmo oferecendo algum treinamento. E também ajuda a diminuir resistências às mudanças.

  • Correção de Problemas

A Consultoria de RH após realizar uma análise minuciosa e muito crítica da organização de um modo geral, é capaz de identificar falhas, que muitas vezes não foram percebidas pelos colaboradores internos. Dessa forma, ela consegue propor soluções assertivas e aperfeiçoar o trabalho da empresa. Tudo isso de maneira a minimizar ao máximo os custos e ganhar tempo, sempre alinhando a solução para que ela atenda da melhor maneira às necessidades.

  • Ajuda para tirar dúvidas

A Consultoria de RH ensina, ajuda a esclarecer e atualiza o cliente sobre determinados assuntos do setor. Isso permite que a empresa se mantenha otimizada e evite riscos e problemas futuros, oferecendo maior tranquilidade para a tomada de decisões.

·      Recrutamento de Talentos

A Consultoria de RH auxilia a empresa a adotar medidas para atrair, recrutar e manter os melhores profissionais do mercado em seu quadro, alinhados com o fit cultural do negócio.

Além disso ela trabalha para mantê-los dentro das possibilidades de novas vagas.

  • Prioridade para a Gestão Estratégica

Com maior expertise, os consultores conseguem simplificar os processos, reduzindo o tempo gasto na execução de tarefas. Dessa forma, a equipe de RH consegue dedicar mais tempo para desenvolver uma gestão estratégica.

Um dos pontos que apresenta problemas dentro das empresas é quando se trata das leis trabalhistas e previdenciárias. Uma Consultoria de RH independente é composta de especialistas, qualificados em diferentes áreas. Por isso, ela consegue orientar e treinar a empresa de forma precisa em relação às questões legais.

  • Redução de Custos

A Consultoria de RH consegue identificar quais são os processos que estão gerando mais despesas do que deveriam. Com isso, é possível traçar uma estratégia que encaminha o setor para um processo mais econômico.

  • Auditoria

A análise minuciosa e a descrição do cenário atual do RH garantem que os gestores tenham amplo controle da empresa, com transparência sobre os problemas atuais e potenciais irregularidades. No seu diagnóstico, a consultoria avalia as práticas do departamento de Recursos Humanos e valida ou reprova essas ações.

Funciona, portanto, como uma auditoria interna, garantindo que os métodos de trabalho foram checados e aprovados ou não por profissionais com ampla visão de mercado.

Desse modo, é possível monitorar se as soluções propostas estão de fato sendo aplicadas, e se os resultados positivos estão mantidos, além de identificar novos problemas. Assim, fica mais fácil melhorar continuamente os resultados. Ou seja, seria um método para ser replicado diversas vezes em um determinado intervalo de tempo.

  • Experiência

A Consultoria de RH possui experiência no atendimento a diversas empresas. Já lidaram com os mais variados tipos de situações, ajudando inúmeras empresas a alcançarem seus objetivos. Por isso, uma consultoria de RH poderá propor soluções mais eficazes, reduzindo o tempo e os custos para a companhia atingir as suas metas.

  • Formação de consultores internos

A Consultoria de RH deixa legados duradouros para a empresa. Os consultores externos são acompanhados por funcionários escolhidos pelo RH, portanto estes ganham a oportunidade de aprender as técnicas aplicadas. Sendo capazes de após alguns conhecimentos adquiridos com a Consultoria, promover consultorias internas com um alto grau de eficiência. Desse modo, posteriormente, a empresa possa pedir a ajuda desses colaboradores no futuro, como também agrega mais conhecimento e experiência para esses funcionários.

  • Visão geral da empresa

Uma consultoria externa realiza uma análise holística da empresa. Isso permite que a funcionalidade do negócio seja observada. Com isso, é possível considerar os gastos e as economias que certas mudanças podem gerar nos processos que o RH desenvolve.

  • Crescimento estratégico

Toda empresa tem como objetivo crescer, mas é preciso crescer de forma planejada e estratégica. Considerando a situação atual da empresa e os objetivos.

A partir dessa observação, são traçadas estratégia do que pode ser realizado para que a empresa consiga alcançar os objetivos. Todo o processo considera as necessidades da empresa, além de seus pontos fortes e fracos.

  • Orientação de pessoal

A Consultoria de RH é uma forma de orientar o pessoal, alinhando tanto os objetivos da empresa com os objetivos pessoais de cada colaborador.

  • Implantação de um sistema de gestão

Conforme a empresa cresce seus processos ocorre a necessidade de um sistema de gestão. É a consultoria pode auxiliar na instalação desse processo.

  • Promove flexibilidade

A equipe da Consultoria de RH é capaz de mostrar, mesmo para as empresas mais rígidas, como é possível contribuir para o desenvolvimento do negócio através de ações mais flexíveis. Sendo um processo que demanda dedicação e um olhar experiente para que a adaptação se dê aos poucos, de maneira suave e com bons resultados.

  • Oferece diferencial competitivo

Ao contratar uma Consultoria de RH, você investe em uma equipe inovadora e que sabe das estratégias mais eficazes do mercado.

Ao apostar nas melhorias propostas pelo serviço, seguindo as orientações com dedicação, a competitividade refletirá não só na parte de gestão de pessoas, mas em toda a área de atuação do negócio.

Ou seja, sua empresa terá uma marca mais forte tanto para profissionais que nela trabalham, quanto para clientes externos, sendo reconhecida como uma organização que se preocupa com o bem-estar das pessoas

  • Ganhos com transparência

A Consultoria de RH aponta as falhas a serem corrigidas e estabelece metas realistas para a empresa. É necessário apresentar aos colaboradores envolvidos os resultados trazidos no relatório formulado pelos consultores. Isso aumenta a transparência e promove o engajamento de todos para aplicar o que foi sugerido como melhoria.

A ideia é fazer com que o quadro da empresa sinta pertencente e importante decisivamente para o diagnóstico e que também faz parte das soluções. Essa transparência, juntamente com integração dos colaboradores, promove uma melhora no clima organizacional.

Uma Consultoria de RH deve ser encarada como um investimento e uma oportunidade fundamental de desenvolver a empresa.

A Conexão Talento faz um trabalho muito importante para as empresas! Nós desenvolvemos soluções completas e customizadas de Recursos Humanos. Conectamos diferentes metodologias que ajudam a criar um RH mais ágil e uma cultura organizacional que as novas gerações amam. Então, se a sua organização está precisando de um empurrãozinho na gestão de pessoas… vem falar com a gente! Estamos prontos para ajudar.