Nossas Cases

Festa de fim de ano da Pramesa Alimentos

Nossa história com a Pramesa Alimentos começou quando fomos indicados a uma das sócias.

O pedido foi a realização de uma festa impactante para reunir todos os colaboradores das duas sedes da empresa. Porém, não poderia ser apenas uma comemoração de fim de ano, o objetivo por trás desta ação deveria ser olhar para as pessoas, seus comportamentos e ressaltar os valores da organização e o espírito de equipe.

Aceitamos o desafio. Este seria o maior evento presencial já realizado pela Conexão Talento: cerca de 350 pessoas.

Nosso processo criativo foi conhecer a fábrica da Pramesa e entender sua rotina, os processos e o momento no qual a empresa estava. No ano anterior, muitas mudanças tinham acontecido, com várias práticas inéditas sendo implementadas, entre elas, os seus valores – que precisavam ser apresentados para todos os colaboradores e essa era a oportunidade perfeita. Assim, pensamos em atividades que trabalhassem essa cultura e integrasse a equipe.

Logo tivemos a ideia de dividir as pessoas em times e criamos atividades que estimulassem a competição saudável. Pensamos em levar o Teatro Corporativo e desenvolver um personagem exclusivo que estivesse dentro do contexto da empresa.

Dessa forma, trouxemos a Sra. Tomate, principal produto da Pramesa e condutora do evento, e o Cozinheiro, cuja função era ser o canal oficial de comunicação entre e empresa e os funcionários. Ele contou a trajetória do negócio e marcos que alcançaram ao longo dos anos. Todas as ações foram imediatamente aprovadas, tanto que todos nós quisemos adicionar novas ideias e o evento cresceu ainda mais.

Após realizar uma visita técnica ao local escolhido pela diretoria, começamos a criar dinâmicas externas. O nosso maior desafio era movimentar as 350 pessoas dentro do espaço sem perder a energia e organização.

Tivemos muitos ensaios! Também aproveitamos para fabricar materiais diferentes que nos ajudassem nas dinâmicas, entre eles, bandanas coloridas para distribuir aos times.

No dia da ação, nos dividimos em grupos. Éramos 11 pessoas do time da Conexão Talento, cada um com rádios comunicadores e uma mochila pirulito para chamar atenção.

Quando tudo estava pronto e a festa iria começar recebemos uma notícia: uma árvore havia caído na estrada e os ônibus que traziam metade dos convidados iria se atrasar. Nessa hora, não tivemos tempo para pânico: pedimos para nossos atores subirem ao palco para improvisar e animar quem já estava no local. Enquanto isso, reorganizamos nossas dinâmicas e, no fim, esse imprevisto não afetou nossos planos porque conseguimos criar um novo fluxo na hora.

Um dos nossos maiores receios era de perdemos a atenção das pessoas e, assim, diminuir a energia. Calculamos cada momento da festa para que isso não acontecesse. Tivemos muita organização, cuidado com os tempos e comandos. Foi um trabalho de direção que nos orgulhamos muito de termos conquistado.

Por fim, tivemos um feedback superpositivo sobre como a integração das pessoas melhorou, principalmente das áreas que ficavam muito distantes. Algumas pessoas conversavam por e-mail, mas não se conheciam presencialmente e separamos os grupos pensando exatamente em como aproximá-las.

Foi um evento que convergia para a troca e a integração, por isso, criou um ambiente organizacional ainda melhor para a empresa.