Nossas Cases

Outsourcing de RH na SML Rio

A SML Rio é uma conhecida loja de roupas da cidade de Niterói que já expandiu sua entrega para vários locais do Rio de Janeiro. Fundada em 1997, a marca traduz a descontração e a versatilidade das mulheres cariocas tanto em suas peças, como também em uma experiência de compra inesquecível.

A SML Rio foi um dos primeiros clientes de Outsourcing da Conexão Talento, ou seja: nossa história é antiga e ainda está em construção! A primeira demanda chegou em 2015, quando o dono da empresa sentiu que a equipe não se comunicava de forma adequada por conta da falta de desenvolvimento das gerências e dos processos internos. Também era notório a alta exigência da direção e a ausência de tempo para supervisão.

Com esse pedido em mãos, começamos a trabalhar uma integração dos times com o intuito de amadurecer os colaboradores, resolver conflitos internos e criar uma linha de comunicação transparente que realmente fizesse a diferença.

Em paralelo a isso, iniciamos um programa de coaching com o dono da empresa. A ideia deu tão certo que, além do gestor ter conseguido descentralizar diversas tarefas e ter virado um exemplo de líder para o time, ele entrou de vez para a família Conexão, participando de festas, viajando com a equipe e virando amigo pessoal dos nossos fundadores.

Com o alinhamento entre liderança, comunicação e equipes, começamos a entrar nos processos internos de forma mais efetiva. O divisor de águas foi a nossa parceria com a equipe de marketing da empresa para a formulação da persona da cliente SML Rio.

Em vários momentos ao longo deste trabalho tivemos muito êxito: as lojas começaram a bater as metas de venda, as entregas foram aceleradas espontaneamente, as pessoas se sentiam desafiadas a melhorar, os fluxos foram otimizados e, assim, a produtividade decolou.

A parceria entre a SML Rio e a Conexão Talento não vai acabar tão cedo. Durante a pandemia, por conta do fechamento temporário dos centros comerciais e da virtualização de algumas equipes, sentimos que era necessário reconectar essas pessoas que ficaram tanto tempo afastadas. Este processo precisaria ser algo divertido, gostoso de participar, para não aumentar as tensões que todos estavam vivendo durante este momento conturbado.

Criamos uma proposta muito única com um torneio de pequenos jogos conectados ao longo dos meses.

A gamificação foi a metodologia escolhida para despertar o gatilho da criança interior e estimular a competição saudável, cortando o elo do individual e mostrando a necessidade do trabalho em equipe.

Desta forma, ouvimos o grupo, apresentamos lugares de fala para cada um dos colaboradores e elaboramos dinâmicas que envolvessem os valores da empresa, assim como moda, estoque, comissão e outros temas presentes no dia a dia do mercado de varejo.

Assim como todas as organizações são organismos vivos, as propostas que criamos para os nossos clientes também são. Hoje, nosso escopo de trabalho alcançou outras dores que a empresa vem sentindo. Estamos fornecendo treinamentos e dinâmicas práticas, moldadas exclusivamente para incentivar a gestão de tempo, a comunicação,  autorresponsabilidade e as forças de cada profissional desses times.

Outro pedido foi a implantação das práticas da psicologia positiva. Para esta demanda, trouxemos uma Chefe de Felicidade no Trabalho para desenvolver as qualidades que já existem nestes profissionais. Esta metodologia faz com que o colaborador se sinta mais valorizado e o estimula a agregar à equipe.

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