Executar um DO (diagnostico organizacional) não é muito diferente de um médico tentando diagnosticar um paciente, o termo diagnóstico refere-se à de dia, “através” e gignósko, “conhecer, saber”.
O nome de uma doença é descoberto “através do conhecimento”, após avaliar os sinais e sintomas de uma empresa, que também podemos considerar como um organismo vivo, precisamos diagnosticar e verificar se ela está saudável para funcionar plenamente.
Diferentes modelos podem ser usados em diferentes situações, dependendo dos desejos, necessidades e objetivos dos colaboradores.
Por meio dele, uma empresa pode se planejar de forma abrangente e entender profundamente as oportunidades de crescimento e seus problemas, a fim de encontrar soluções eficazes para reduzir ou eliminar completamente as situações adversas.
Qual é o papel do RH no diagnóstico organizacional?
O foco principal é identificar as dores dos colaboradores, as falhas e acertos existentes dentro da estrutura interna da empresa, sendo uma excelente oportunidade para mergulhar na cultura, liderança, rituais, história e principais características das equipes.
Quando bem feito, o trabalho realizado após um diagnóstico organizacional tende a melhorar o desempenho e as competências dos profissionais e, consequentemente, da organização como um todo.
Essa definição por si só já pode trazer benefícios óbvios para o negócio. Mas sabemos que os departamentos de RH muitas vezes falham em “vender” internamente seus programas para a diretoria.
Quais ferramentas costumamos utilizar no diagnóstico organizacional?
As ferramentas utilizadas no diagnóstico organizacional são essenciais para dar coesão e sentido ao que se busca ao investigar uma empresa e para identificar oportunidades que as organizações podem explorar.
Abaixo citamos três ferramentas que geralmente utilizamos no nosso processo de diagnóstico:
Entrevista com os colaboradores
A entrevista é uma ferramenta na qual procuramos ouvir com atenção o que as pessoas têm a dizer sobre si e sobre suas percepções em relação à empresa.
Esta é uma prática padrão nossas ações com a finalidade de traçarmos as melhores estratégias referentes a processos de RH podendo ser realizada através de uma amostra representativa ou com toda a empresa.
O entrevistado colaborador deve se sentir à vontade e prestar atenção aos detalhes de sua fala e na relevância das informações.
As entrevistas são realizadas individualmente, seguindo um roteiro que pode flexível para que não se perca a profundidade desejada, e servem para garantir que nosso levantamento e apuração das informações não se baseiam em fatos, mas dados referentes ao que os colaboradores realmente pensam e vivenciam.
Pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima mostra o quanto os profissionais estão satisfeitos e motivados com seu ambiente de trabalho.
Esta é uma prática muito importante, pois os sentimentos dos colaboradores em relação ao local de trabalho afetam diretamente a produtividade e os resultados da empresa.
Os dados podem ser extraídos através de questionários rápidos que serão posteriormente compilados e servirão como complemento do processo de diagnóstico.
Matriz GUT
A matriz GUT incentiva uma análise completa das dimensões internas e externas da organização. No entanto, seu grande diferencial é a capacidade de identificar os problemas mais importantes com base nos dados coletados.
Essa capacidade de identificar problemas mais urgentes é muito positiva, pois muitas vezes uma empresa conhece seus problemas, mas não sabe a quem recorrer e por onde começar.
Com as etapas de catalogação, pontuação e categorização dos problemas, a matriz GUT trabalha com três diferentes indicadores: gravidade, urgência e tendência.
A partir disso, pode-se obter um diagnóstico organizacional e um direcionador de prioridades com maior exatidão e melhor direcionamento.
Ao finalizar o diagnóstico, apresentamos à empresa todas as informações apuradas respeitando e prezando o sigilo, apresentando os dados apurados de forma, segura, anônima e confidencial.
Um DO eficaz identifica falhas, aumenta a previsibilidade da empresa, reduz gastos indesejados, promove um ambiente agradável aos colaboradores e traça o caminho para levar a empresa ao sucesso.
Como os diagnósticos devem ser realizados periodicamente, é possível comparar o desempenho do negócio ao longo do tempo e analisar sua evolução. A partir disso, você pode até prever cenários e propor novas soluções.
Quais são os benefícios do diagnóstico organizacional?
Um DO eficaz identifica falhas, aumenta a previsibilidade da empresa, reduz gastos indesejados, promove um ambiente agradável aos colaboradores e traça o caminho para levar a empresa ao sucesso.
Como os diagnósticos devem ser realizados periodicamente, é possível comparar o desempenho do negócio ao longo do tempo e analisar sua evolução. A partir disso, você pode até prever cenários e propor novas soluções.
Quer implementar isso na sua empresa? Clique aqui!