Como funciona o teatro corporativo e seus benefícios no contexto empresarial

Já ouviu falar sobre apresentações de teatro nas empresas? Embora ainda seja uma prática desconhecida por muitos profissionais, o teatro corporativo vem se tornando cada vez mais utilizado dentro das organizações devido à sua incrível capacidade de engajar, sensibilizar e mobilizar pessoas. Veja abaixo como funciona essa prática e quais seus benefícios. 

Eu tenho certeza que alguma vez você já foi ao cinema ver um determinado filme com seus amigos ou mesmo só. Caso eu esteja errado, vou apostar que pelo menos já assistiu alguma série na Netflix ou acompanhou aquela novela intrigante cheia de reviravoltas. Todas essas formas de entretenimento têm um imenso poder de mobilizar e influenciar um grande número de pessoas. Um exemplo é o filme da Barbie, que estreou no Brasil em 20 de julho de 2023 e atraiu multidões de telespectadores aos shoppings vestindo roupas cor de rosa. E você sabe o que todas essas artes audiovisuais têm em comum? Todas tiverem como origem o teatro.  

O teatro é uma forma de arte antiga e poderosa, conhecida por transmitir histórias, emocionar audiências e ensinar lições de vida. Assim como as séries, filmes e novelas, o teatro tem uma incrível capacidade de envolver, tocar e influenciar pessoas, seja nos espaços culturais ou dentro das empresas. Continue lendo e você vai entender porquê o teatro pode ter um papel fundamental no mundo dos negócios.  

O que é o teatro corporativo? 

Podemos entender o teatro corporativo como uma abordagem de treinamento e desenvolvimento organizacional que utiliza técnicas teatrais e conceitos do teatro para engajar, sensibilizar, mobilizar, mudar comportamentos, aprimorar habilidades e competências dos colaboradores e líderes dentro de uma empresa. Ao contrário do teatro tradicional, que é apresentado em palcos para entretenimento do público, o teatro corporativo, geralmente, é desenvolvido para fins educacionais de treinamento e desenvolvimento profissional. Ele pode envolver improvisação, interpretação de papéis, dramatização de situações do cotidiano corporativo e jogos teatrais, a depender do objetivo. As sessões de teatro corporativo são conduzidas por facilitadores que são atores de teatro ou especialistas em desenvolvimento humano e organizacional.

Essa abordagem torna o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e memorável, permitindo que os participantes experimentem situações do mundo real em um ambiente seguro e controlado. Ao desenvolver habilidades teatrais, os colaboradores podem aplicá-las no contexto empresarial, aprimorando sua performance e contribuindo para o sucesso geral da organização. Muita informação? Pode respirar! Para termos uma visão mais clara de como funciona essa ferramenta e como ela pode ser aplicada na prática, vamos conhecer 6 benefícios do seu uso! 

Os 6 benefícios do teatro corporativo 

Engajamento 

Não importa o quão bom seja uma ação de treinamento e desenvolvimento, se os funcionários não participarem, não adianta de nada. Quando falo em participar, não falo exatamente de estar fisicamente presente no ambiente onde a ação está sendo realizada, mas sim estar ativamente e intelectualmente presente. O teatro corporativo tem, como primeiro benefício, exatamente essa capacidade de trazer o participante para dentro da ação e capturar, de forma autêntica, a sua atenção. Isso acontece porque, além do teatro ser muito interessante por si só, esse tipo de ação não costuma fazer parte do dia a dia de uma empresa, por isso, tende a despertar um interesse maior por parte dos colaboradores, afinal ouvir sobre um determinado tema, através de uma apresentação teatral, parece muito mais divertido do que através de uma palestra convencional.  

Sensibilização 

Uma outra característica do teatro é seu forte apelo emotivo. As artes cênicas têm a capacidade de sensibilizar pessoas de diversas formas, seja através da história do personagem, da identificação com determinada situação retratada, da indignação frente a determinada atitude, etc. A verdade é que o teatro consegue te trazer para dentro do que está sendo encenado, te fazer viver aquela situação e refletir sobre seus impactos. Digamos, por exemplo, que você queira tratar de um determinado comportamento que está impactando de forma negativa a empresa, você pode utilizar o teatro para falar sobre os impactos desse tipo de comportamento de forma leve, lúdica e através de cenas que retratem como esse tipo de comportamento é prejudicial. Uma vez que os colaboradores tenham contato com essa encenação poderão não apenas ouvir falar sobre, mas, de fato, vivenciar aquela situação e seus impactos de uma perspectiva diferente. Por isso, o teatro corporativo também vem sendo muito utilizado para sensibilização dos colaboradores em atividades relacionadas à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). 

Fortalecimento do trabalho em equipe 

O teatro corporativo não é apenas a apresentação de uma cena na qual os espectadores assistem, passivamente, atores encenando sobre um determinado tema. Existem muitas possibilidades de se fazer esse tipo de ação dentro de uma empresa, a depender do objetivo que se busca alcançar. Por isso, esse tipo de atividade também costuma envolver atividades em grupo, nas quais os colaboradores precisam trabalhar juntos para criar cenas e solucionar desafios. Isso promove o trabalho em equipe, a cooperação e a valorização das habilidades individuais de cada membro da equipe. À medida que os colaboradores aprendem a confiar uns nos outros, a sinergia entre eles se fortalece, resultando em um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo. Por isso, essas experiências teatrais ajudam a construir equipes mais unidas, coesas e eficientes.  

Desenvolvimento de habilidades de comunicação 

A comunicação eficaz é a base de qualquer empresa bem-sucedida. O teatro corporativo ajuda os colaboradores a aprimorar suas habilidades de comunicação, expressão corporal e empatia. Através de atividades teatrais, eles aprendem a se expressar de forma clara, escutar ativamente e se adaptar a diferentes situações de comunicação. Também é possível tratar, de forma muito bem-humorada, de temas como comunicação não-violenta e comunicação assertiva. Outro tipo de ação relacionada a comunicação, que vem crescendo nos últimos anos, é o uso de técnicas e jogos teatrais para melhorar a comunicação em público, muito buscado por pessoas que precisam dar palestras, entrevistas ou se apresentar para um grande número de pessoas.  

Melhoria nas habilidades de liderança 

Sabemos que os líderes são constantemente colocados em situações nas quais precisam tomar decisões rápidas para liderar suas equipes. Nesse sentido, o teatro corporativo oferece a eles a chance de praticar suas habilidades de liderança em ambientes simulados, permitindo que experimentem diferentes abordagens e recebam feedback construtivo. Essa prática ajuda a desenvolver líderes mais eficazes, que são capazes de motivar suas equipes e resolver problemas com criatividade. 

Divulgação de um novo programa ou projeto 

Além de entreter e desenvolver, o teatro também pode informar. Sendo um comunicador por excelência, pode ser utilizado para divulgar, de maneira divertida e inovadora, um novo programa ou projeto que entrará em vigor na empresa. Seja um novo programa de desenvolvimento de liderança, campanha de indicadores, um novo sistema que passará a ser utilizado, etc.  

Conclusão 

Como vimos, o teatro corporativo é uma poderosa ferramenta que oferece uma série de benefícios no contexto empresarial. Por isso, essa abordagem contribui para um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo e inovador. Além disso, o teatro corporativo cria um espaço para a aprendizagem e o crescimento pessoal, no qual que os colaboradores podem experimentar novos papéis e desafios que os ajudam a alcançar todo o seu potencial no mundo empresarial.

Considerar a implementação do teatro no contexto corporativo pode ser uma escolha inteligente para empresas que buscam criar uma cultura organizacional mais inspiradora e resiliente. Clique aqui!
Rolar para cima