Compartilhe

A pandemia veio e sacudiu as estruturas do nosso treinamento corporativo tradicional. As organizações não podiam mais reunir seus colaboradores em uma sala de conferência porque eles não estavam no escritório. Eles estavam em suas casas, provavelmente trabalhando de calça de moletom e camisa social.

Um agente de mudança improvável apareceu e obrigou os profissionais de treinamento a reavaliar o seu processo de ensino-aprendizagem e como eles eram apresentados.

O investimento em aprendizado online já estava em pauta, mas não em alta, devido a essa disrupção, os ambientes de trabalho remoto das organizações exigiram das equipes responsáveis pela área de Treinamento e Desenvolvimento mudanças e estratégias para introduzir as ferramentas digitais como suporte para as suas ações de desenvolvimento e que antes ainda eram pouco difundidas no formato presencial.

No mundo em que vivemos, a tecnologia está literalmente em toda parte é por isso que as ferramentas digitais estão se tornando cada vez mais cruciais. Os métodos tradicionais de ensino já estão passando por uma transformação para se adaptar às necessidades do século XXI. O uso da tecnologia nos treinamentos, desperta a curiosidade do colaborador, aumenta seu engajamento e leva a uma melhor aprendizagem e compreensão.

Se você ainda não introduziu as ferramentas digitais nos seus treinamentos, listamos doze opções fáceis de usar e que darão um “up” nas suas ações de desenvolvimento:

1 – Mentimeter

Aplicativo para obter feedback em tempo real por meio da coleta de informações dos participantes online. Inclui enquetes ao vivo, questionários, nuvens de palavras, perguntas e respostas, que podem ser integrados ou não a apresentações de slides.

Acesso: https://www.mentimeter.com/

2 – Podomatic

É um dos muitos serviços que se dispõem a hospedar arquivos mp3 para serem disponibilizados tanto para download quanto para streaming. possível gravar e divulgar os arquivos em áudio no mesmo lugar. O site possibilita a criação de novos arquivos de áudio, ou o upload de algum que você já tenha no computador. É a oportunidade ideal para criar uma rádio virtual ou um programa interessante. Conheça o serviço gratuito do Podomatic e aproveite as ferramentas de edição disponíveis.

Acesso: https://www.podomatic.com/

3- Gather Town

É um espaço virtual feito para o encontro entre pessoas. Pode ser amigos, familiares e, até mesmo, a sua equipe durante o horário de trabalho. Como funciona a versão gratuita do Gather Town? Você controla um personagem virtual num espaço, como se fosse um escritório, que acomoda até 25 pessoas. Portanto, essa é a limitação de usuários online ao mesmo tempo nessa versão. A dinâmica é divertida e intuitiva. Aos mais nostálgicos, a mecânica é muito semelhante visualmente a jogar Pokémon de Gameboy. O funcionamento é muito simples. Quando você entra no espaço, tem a opção de ligar sua câmera e microfone. Ao se aproximar de outros colegas de trabalho, caso ele esteja com câmera e o microfone ligados, vocês interagem na mesma hora.

Acesso: https://www.gather.town/

4- Flipgrid

É uma plataforma gratuita, que pode ser usada pelo computador ou aplicativo no celular, e permite a comunicação por meio de vídeos. Pode ser entendido como uma evolução dos fóruns de discussão, mas a interação se dá com vídeos produzidos e publicados dentro da própria plataforma.

Acesso: https://info.flipgrid.com/

5 -GoConqr

Plataforma de aprendizagem com um conjunto integrado de ferramentas interativas que permite criar e compartilhar conteúdos para diversos níveis educativos, desde a educação básica até o ensino superior, corporativo e profissionalizante. Lá você poderá criar mapas mentais, flashcards, quizzes, notas, fluxogramas, entre outros. A plataforma exige uma conta de acesso. Possui plano gratuito e pago.

Acesso: https://goconqr.com

6 – Screencast o’matic

Ferramenta que permite a criação de vídeos a partir da captura da tela do computador. Possui recursos de captura instantânea de tela e edição de vídeo. Os vídeos podem ser salvos no computador do usuário, enviados para o YouTube ou publicados na rede do próprio Screencast-o-matic. Possui plano gratuito e pago (Premium).

Acesso: https://screencast-o-matic.com/

7 – Padlet

Ferramenta online que permite criar murais ou quadros virtuais, dinâmicos e interativos, para registrar, compartilhar e organizar conteúdos multimídia. Possibilita a inserção de diversos tipos de conteúdos, como textos, imagens, áudios, vídeos e hiperlinks. É um ótimo recurso para criar portfólios e atividades em grupos, de forma síncrona e assíncrona. A ferramenta é acessada pela web por meio de uma conta, sem necessidade de instalação.

Acesso: https://padlet.com/

8 – Loom

Loom é uma plataforma que permite de forma rápida que você grave a tela do seu computador e sua imagem da webcam e compartilhe esse vídeo em poucos segundos. Ele também permite cortes e edições simples.

Acesso: https://www.loom.com/

9 – Educolorir

Você pode criar palavras cruzadas para testar seus conhecimentos sobre vários tópicos. Esses quebra-cabeças são ótimos para praticar sua gramática. Você pode usar o gerador de palavras cruzadas para criar a sua maneira sobre qualquer tópico que desejar.

Acesso: https://www.educolorir.com/crosswordgenerator.php

10 – QR Code Generator

Com o QR Code Generator você pode criar QR Codes personalizados com logotipos, molduras e suas cores preferidas. Essa ferramenta é ideal para disponibilizar aos participantes algum material complementar como: artigos, vídeos, sites complementando as informações apresentadas no treinamento.

Acesso: https://br.qr-code-generator.com/

11 – Genially

É uma ferramenta de criação de conteúdo interativo. Permite criar imagens, infográficos, apresentações, microsites, catálogos, mapas, entre outros, que podem ser dotados de efeitos e animações interativos.

Acesso: https://genial.ly/

12 – Kahoot

É uma ferramenta que permite criar, aplicar e apresentar os resultados de questionários (quiz ou survey) em tempo real ou como complemento ao trabalho realizado. A aplicação de questionários pode ter vários objetivos, que poderão, ou não, incluir algum tipo de competição.

Acesso: https://kahoot.com/pt/

E aí, curtiu? Então, preciso te dar uma dica: se quiser receber conteúdos super completos sobre RH (as principais notícias do RH, a evolução do papel da liderança, tendências ligadas ao DHO, métodos e ferramentas para gestão de pessoas e muito mais), você pode clicar aqui!