Você com certeza já deve ter visto no LinkedIn, postagens de candidatos sobre a falta de feedback nos processos seletivos. Esse comportamento pode impactar como a empresa é vista no mercado, sua marca empregadora, e sua cultura.
E essa é a importância do feedback no recrutamento e seleção.
Hoje, vamos explorar como essa prática pode ser uma ferramenta estratégica fundamental, dentro dos seus processos seletivos.
A primeira impressão é sempre a que fica:
Normalmente é na seleção que acontece o primeiro ponto de contato significativo entre candidatos e a empresa, sendo assim, essa etapa precisa ser muito bem estruturada. É ela que vai determinar uma impressão positiva ou negativa.
Quando oferecemos um feedback que é tanto informativo quanto encorajador, como empresa, podemos consolidar a imagem como um local que não só busca candidatos, mas também se preocupa com o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo do processo seletivo.
E isso pode impactar diretamente na forma que os candidatos enxergam a empresa. Por isso, fica de olho!
Impacto na marca empregadora
A marca empregadora é construída tanto pelas ações quanto pela falta delas. Quando investimos um tempo para fornecer feedback para os candidatos presentes no processo, demonstramos comprometimento e respeito, mesmo daqueles que não serão contratados.
Não foque apenas no feedback positivo!
Melhorando a Experiência do Candidato
O feedback é uma parte crítica da experiência do candidato. Um processo seletivo silencioso pode deixar os candidatos frustrados e desvalorizados, além de ser desrespeitoso. Por outro lado, quando se tem um retorno, mostramos que respeitamos o tempo e o esforço investido pelo candidato.
Esta prática não só aumenta a probabilidade de os candidatos rejeitados reaplicarem no futuro, mas também os incentiva a compartilhar suas experiências positivas com outros potenciais candidatos.
Fomentando o Aprendizado e o Desenvolvimento:
Ao fornecer feedback, as empresas podem ajudar os candidatos a entenderem onde eles se destacam e em quais áreas precisam melhorar. Isso não só ajuda os candidatos em seu desenvolvimento profissional, mas também eleva o padrão dos futuros aplicantes.
Ao se posicionar como uma entidade que contribui para o desenvolvimento de carreiras, a empresa solidifica sua reputação como uma líder de pensamento e uma defensora do crescimento profissional.
Reduzindo a Rotatividade de Candidatos:
O feedback também pode ajudar a reduzir a rotatividade de candidatos ao longo do tempo. Candidatos que recebem feedback claro sobre por que não foram selecionados têm menos probabilidade de guardar ressentimentos e mais probabilidade de se candidatar novamente quando adquirem as habilidades necessárias.
Além disso, ao melhorar continuamente o calibre dos candidatos através do feedback, as empresas podem garantir uma força de trabalho mais qualificada e alinhada com suas necessidades.