Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção

Você utiliza a Inteligência Artificial no departamento de recrutamento e seleção da sua empresa? Sabia que utilizar a Inteligência Artificial pode reduzir os custos e as despesas no processo e na hora da contratação? É um desafio implantar essa tecnologia dentro da sua organização?

A cada dia que passa o mundo está mais tecnológico e as empresas que não se adaptarem a essas mudanças e inovações ficarão no passado. Para se diferenciarem, as organizações buscam melhores práticas de gestão de pessoas. Um bom exemplo de gestão de pessoas começa na atração dos talentos.

Com a Inteligência Artificial, esse processo se torna mais eficaz por meio de um recrutamento automatizado, alinhado com os principais objetivos e valores da organização. A IA é uma ferramenta da ciência da computação que é responsável por conter dados, avaliar e atuar nas ações, de acordo com os registros feitos no sistema do software.

Deste modo, a IA possibilita a utilização de assistentes virtuais que ajudam a responder dúvidas de candidatos no momento da inscrição on-line, robôs que analisam comportamentos e competências das pessoas e algoritmos que reconhecem e mapeiam emoções em entrevistas por vídeo.

Sua utilidade no RH é observada na análise e leitura de dados para otimização de diversos processos, como avaliação, treinamento, desenvolvimento de seus profissionais e recrutamento.

Essa tecnologia pode trazer diversos benefícios para as empresas, como o aumento da automatização de processos, a redução de custos operacionais, a execução de atividades com mais facilidade e segurança e o contato personalizado e imediato com os concorrentes.

Outras vantagens da IA no recrutamento são a assertividade na seleção de candidatos; a redução de tempo e esforço, pois os candidatos fazem seu cadastro e realizam a avaliação do seu perfil comportamental em uma única plataforma. Os resultados são retidos dentro da própria plataforma, possibilitando maior agilidade no processo e efetividade na escolha do profissional.

Portanto o tempo para realizar um processo seletivo pode ser reduzido em até 70%.

melhoria na experiência do candidato, é outra vantagem, o candidato não precisa se deslocar, tendo custos financeiros com transporte e precisando comparecer presencialmente em todas as etapas do processo seletivo. Durante o processo ocorre a aplicação de testes de triagem online, os quais possibilitam os recrutadores de filtrarem os profissionais que possuem o perfil da vaga.

O banco de talentos se torna mais qualificado. Mesmo que o candidato não seja selecionado para uma oportunidade, ele pode ter os requisitos para outras vagas. Logo, a plataforma com inteligência artificial armazena todo o histórico de testes e entrevistas realizadas.

Os feedbacks em massa são mais fáceis, já que os softwares de recrutamento e seleção permite os feedbacks em massa, economizando tempo.

Com o match perfeito entre empresa e candidatos, futuros colaboradores, proporciona a melhora no engajamento, no clima e a diminuição do turnover e do absenteísmo. Mas é ideal mapear os perfis comportamental dos colaboradores e da organização, os quais irão auxiliar na identificação das habilidades faltantes para o alcance dos resultados esperados, consequentemente conectando os melhores talentos à empresa.

Viu quais as inúmeras vantagens que a IA pode fazer no seu dia a dia?

Se gostou desse artigo curta e compartilhe com seus amigos e contatos.

Ah, e claro: se você sentir que precisa de uma ajudinha no R&S da sua empresa, fala com a gente! A Conexão está aqui pra te ajudar. Temos muito orgulho em dizer que, quando o assunto é Recrutamento e Seleção, nós somos mais que especialistas – inclusive, temos 100% de satisfação dos nossos clientes.

E aí, prontos para não errar mais na contratação?

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Gostou? Compartilhe:

Picture of Vivian Alfradique

Vivian Alfradique

Formada em Psicologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos (Universidade Cândido Mendes). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense). Possui formação em Neurobusiness pelo Instituto Sinapses, Practitioner em PNL pelo INAP e analista comportamental DISC. Atua na área de Recursos Humanos desde 2004, em empresas nacionais e multinacionais, com experiências em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, gestão de desempenho, gestão de pessoas e ações de endomarketing.

Conheça nosso time

Aproveite e veja também:

Rolar para cima