VIA é um questionário da Psicologia Positiva que identifica nossas forças de caráter, ou seja, nos mostra o que há de melhor em nós. As forças de caráter são partes positivas da nossa personalidade valorizada pela sociedade. Elas influenciam nos nossos comportamentos e ditam quem nós somos. O VIA é uma ferramenta de autoconhecimento que nos proporciona conhecer com clareza como funcionamos e nos dá um direcionamento de como utilizar nossas melhores qualidades para alcançar nosso objetivo e aumentar nossos resultados.
No mundo empresarial estamos acostumados a escutar e falar: “Precisamos nos desenvolver para eliminarmos os nossos gaps!”.
Esse é um tipo de pensamento com o foco no que há de errado com colaborador. Não que isso não deva ser observado. Precisamos sim, conhecer e entender o que devemos melhorar para atingirmos nossos objetivos. O problema acontece quando o colaborador entende que ele possui muitas falhas e muitas lacunas que necessitam ser trabalhadas.
Isso traz um peso, uma angústia e, muitas vezes, dependendo de quem recebe essa informação e/ou como o funcionário recebe esse feedback do líder, isso pode gerar um sentimento de tristeza e uma ansiedade crescente que potencializa os fatores que desencadeiam a depressão, como a ampliação da própria cobrança interna em querer evoluir e se destacar na equipe. Esse é um dos inúmeros motivos que causam a queda de produtividade, da satisfação e do engajamento do trabalhador, sem contar com o aumento do presenteísmo e do índice de Burnout.
E o que o VIA tem a ver com isso, Tayla!? TUDO!
O VIA foca nas qualidades, ou seja, o que há de certo com o colaborador, o que há de melhor nele. A ferramenta ranqueia nossas 24 forças de caráter, e ao invés de ficarmos super preocupados em desenvolver os nossos gaps, nós potencializamos nossas habilidades para conseguirmos atingir nossos objetivos. Com isso, gastamos menos energia e automaticamente, nossos pontos fracos são desenvolvidos como um efeito borboleta.
Além disso, as forças de caráter nos mostram como podemos lidar com as batalhas diárias que enfrentamos. Elas nos ajudam a mudar o nosso foco do negativo para o positivo e a evitar o senso de autocrítica em demasia.
Com o VIA, enxergamos o que há de melhor nos outros e em nós mesmos, aumentamos nossos níveis de bem-estar e realização, gerenciamos problemas de modo mais eficaz, elevamos a nossa autoestima, expandimos nossa sabedoria, potencializamos nossa coragem, utilizamos melhor nossa humanidade, ampliamos nosso senso de justiça, construímos nosso caminho com moderação e alcançamos a nossa transcendência.