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Início » Recrutamento e Seleção » O Poder do Feedback na Marca Empregadora

  • 08/01/2024
  • Recrutamento e Seleção

O Poder do Feedback na Marca Empregadora

Você com certeza já deve ter visto no LinkedIn, postagens de candidatos sobre a falta de feedback nos processos seletivos. Esse comportamento pode impactar como a empresa é vista no mercado, sua marca empregadora, e sua cultura.

E essa é a importância do feedback no recrutamento e seleção.

Hoje, vamos explorar como essa prática pode ser uma ferramenta estratégica fundamental, dentro dos seus processos seletivos.

Duas pessoas brancas uma ao lado da outra, fundo azul e textos de divulgação

A primeira impressão é sempre a que fica:

Normalmente é na seleção que acontece o primeiro ponto de contato significativo entre candidatos e a empresa, sendo assim, essa etapa precisa ser muito bem estruturada. É ela que vai determinar  uma impressão positiva ou negativa.

Quando oferecemos um feedback que é tanto informativo quanto encorajador, como empresa, podemos consolidar a imagem como um local que não só busca candidatos, mas também se preocupa com o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo do processo seletivo.

E isso pode impactar diretamente na forma que os candidatos enxergam a empresa. Por isso, fica de olho!

Impacto na marca empregadora

A marca empregadora é construída tanto pelas ações quanto pela falta delas. Quando investimos um tempo para fornecer feedback para os candidatos presentes no processo, demonstramos comprometimento e respeito, mesmo daqueles que não serão contratados.

Não foque apenas no feedback positivo!

Melhorando a Experiência do Candidato

O feedback é uma parte crítica da experiência do candidato. Um processo seletivo silencioso pode deixar os candidatos frustrados e desvalorizados, além de ser desrespeitoso. Por outro lado, quando se tem um retorno, mostramos que  respeitamos o tempo e o esforço investido pelo candidato.

Esta prática não só aumenta a probabilidade de os candidatos rejeitados reaplicarem no futuro, mas também os incentiva a compartilhar suas experiências positivas com outros potenciais candidatos. 

Fomentando o Aprendizado e o Desenvolvimento:

Ao fornecer feedback, as empresas podem ajudar os candidatos a entenderem onde eles se destacam e em quais áreas precisam melhorar. Isso não só ajuda os candidatos em seu desenvolvimento profissional, mas também eleva o padrão dos futuros aplicantes.

Ao se posicionar como uma entidade que contribui para o desenvolvimento de carreiras, a empresa solidifica sua reputação como uma líder de pensamento e uma defensora do crescimento profissional.

Reduzindo a Rotatividade de Candidatos:

O feedback também pode ajudar a reduzir a rotatividade de candidatos ao longo do tempo. Candidatos que recebem feedback claro sobre por que não foram selecionados têm menos probabilidade de guardar ressentimentos e mais probabilidade de se candidatar novamente quando adquirem as habilidades necessárias.

Além disso, ao melhorar continuamente o calibre dos candidatos através do feedback, as empresas podem garantir uma força de trabalho mais qualificada e alinhada com suas necessidades. 

Como o RH pode te ajudar a melhorar sua marca empregadora!

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Vivian Alfradique

Formada em Psicologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos (Universidade Cândido Mendes). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense). Possui formação em Neurobusiness pelo Instituto Sinapses, Practitioner em PNL pelo INAP e analista comportamental DISC. Atua na área de Recursos Humanos desde 2004, em empresas nacionais e multinacionais, com experiências em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, gestão de desempenho, gestão de pessoas e ações de endomarketing.

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