Apresentações Corporativas de Impacto: Como o Canva pode melhorar seus projetos

O que é o Canva? 

 

O Canva é uma ferramenta de criação de designs que, nos últimos anos, tem ganhado fama e está caindo cada vez mais no gosto da população.

O motivo?

Essa ferramenta, até pouco tempo desconhecida, possibilita que usuários que não possuem nenhum tipo de formação na área de design gráfico consigam fazer materiais gráficos de maneira super profissional, de forma muito mais simples e rápida do que utilizando programas como CorelDraw e Illustrator.

Para além disso, se o smartphone surgiu para concentrar a função das câmeras fotográficas, filmadoras, calculadoras e outros equipamentos em um só lugar, o Canva chegou para concentrar a criação de posts, banners, cartazes, apostilas, apresentações de slides e uma centena de outros tipos de conteúdo gráficos dentro de sua amigável, porém poderosa, interface azul royal.

Os primeiros a descobrirem os benefícios dessa ferramenta foram os amantes do marketing digital, mas logo profissionais de outras áreas correram para pegar uma fatia do bolo.

Hoje, já é comum se ver vagas de emprego solicitando algum nível de conhecimento dessa ferramenta.  

 

O Canva nas empresas 

 

Esse instrumento vem se tornando um valioso aliado dentro das empresas, independente do segmento.

Quem achava que só os profissionais do setor de marketing e endomarketing se interessariam por essa nova ferramenta de criação, se enganou.

Claro, no passado esse pensamento realmente fazia sentido, considerando que os dispositivos de criação gráfica eram muito mais complicados de navegar e exigiam um vasto conhecimento em design, mas com a popularização do Canva os horizontes das artes profissionais se expandiram.

Atualmente, com um treinamento de capacitação de menos de 10 horas, qualquer um com acesso a um computador ou smartphone pode fazer criações profissionais. 

Nos últimos 2 meses, Instituições como o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e BrasilCenter Comunicações já investiram em treinamentos para capacitar seus colaboradores no uso dessa ferramenta.

Nas multinacionais não tem sido diferente.

Empresas como PayPal, American Airlines, Salesforce e muitas outras já são usuárias da nova queridinha das corporações, e não é à toa.

Segundo nossa análise, existem 5 fatores que tem feito o Canva cair na graça das organizações:

 

5 Fatores que tornam o Canva o queridinho das organizações:

 

1 – Tudo em um só lugar 

 

Como já dissemos aqui, o Canva concentra a possibilidade de criação de uma vasta gama de conteúdos em um único lugar.

Assim como o smartphone, que chegou no Brasil por volta de 2009, concentrando o computador, celular, despertador, filmadora e outras coisas em seu display de 3.1 polegadas, o Canva chegou na mesma intenção.

Da apresentação de slides até o cartão de visita da sua costureira, a ferramenta é capaz de criar centenas de materiais diferentes.

Como se já não fosse suficiente, ela ainda possui seu próprio banco de imagens de uso livre. É isso mesmo.

Com o Canva você pode parar de ficar procurando, por horas, imagens no google e enchendo seu computador de fotos que nunca mais vai usar. Agora está mais fácil entender o porquê da fama repentina, né!?

 

2 – Maior velocidade na entrega 

 

Para pensar no Canva, precisamos pensá-lo como uma ferramenta que não foi feita tendo designers profissionais como público alvo.

A intenção, na verdade, é possibilitar que qualquer pessoa com um smartphone, tablet ou computador, acesso à internet e um conhecimento intermediário da ferramenta consiga fazer qualquer tipo de arte de forma profissional.

Mas como? Além da possibilidade de criação de uma arte do zero, o Canva possui uma série de modelos prontos totalmente editáveis, feitos por designers profissionais.

Sempre que você buscar por uma determinada arte, por exemplo, um cartaz informativo, o Canva te mostrará milhares de modelos de cartazes profissionais.

Basta selecionar o que preferir, editar as informações e, caso queira, outros elementos para deixar com a sua cara.

Com uma configuração adequada da plataforma, você consegue até mesmo deixar qualquer modelo pronto com a identidade visual da sua empresa em, literalmente, um clique.

Quem trabalha com produtividade ou metas sabe como economizar tempo é precioso. A praticidade e velocidade de criação que o Canva oferece é um dos principais elementos para sua aderência por cada vez mais empresas.

Já pensou pôr seu miojo para cozinhar e terminar sua arte antes dele ficar pronto!?

 

3 – Autonomia 

 

Se um analista de RH, por exemplo, quer criar uma nova campanha de desenvolvimento de carreira dentro da empresa, provavelmente vai recorrer ao endomarketing para criar toda a identidade visual do programa, além de materiais como bases para slides, convites virtuais, cartazes de divulgação, etc.

Diante disso, se exporia também a uma possível agenda conturbada do setor de endomarketing e a potenciais desalinhamentos nos resultados esperados, acarretando em retrabalho e extensão do prazo de entrega.

Já com o Canva, esses mesmos analistas podem cortar intermediários e fazer eles mesmos alguns dos materiais gráficos, solicitando para o endomarketing somente aquilo que realmente exigir um conhecimento em design mais avançado ou não for urgente.

O objetivo, certamente, não é assumir a função de outros setores, mas ter a possibilidade de criar algumas das artes que precisa. Afinal, ter essa possibilidade pode ser a diferença entre atrasar ou não um projeto.

 

4 – Comunicação visual mais profissional 

 

Graças aos modelos prontos, não existe a necessidade do usuário ser um grande entendedor de design.

Através dos modelos, a ferramenta te dá tudo que você precisa para criar um conteúdo profissional, ou nesse caso, editar as opções de conteúdos que eles oferecem.

Caso não queira usar um modelo pronto, pode usá-los apenas como inspiração para construir seu próprio documento.

Dessa forma, você consegue transmitir uma imagem muito mais profissional nos conteúdos que você costuma ou precisa veicular dentro da sua empresa.

Sabemos como um material visualmente bonito é importante para transmitir uma mensagem e ter acesso a isso de maneira tão facilitada certamente é um dos elementos que tem colaborado para o sucesso da ferramenta.

 

5 – Apresentações mais impactantes 

 

Provavelmente uma das funções mais valorizadas por colaboradores que não têm relação direta com a área de marketing diz respeito às incríveis apresentações de slides que são possíveis de serem feitas na ferramenta.

Afinal, estamos falando de todos os elementos anteriores unidos para facilitar e diminuir o tempo de construção de suas apresentações.

Seja para vender um projeto, convencer seu chefe a aprovar uma nova campanha, apresentar seus resultados ou aplicar um treinamento, os slides são essenciais na vida de grande parte dos profissionais.

Uma apresentação coesa, bem construída e esteticamente agradável é capaz de se perpetuar na memória dos ouvintes.

Toda essa facilidade e velocidade na construção de slides profissionais têm, inclusive, chamado atenção do Powerpoint.

Por décadas, o rei dos slides manteve seu reinado no nicho das apresentações profissionais. Despreocupado e sereno, talvez não imaginasse que, depois de tantos que tentaram e falharam, surgiria um oponente capaz de, finalmente, destituí-lo de seu trono.

Se isso acontecerá, só o futuro irá dizer. 

 

Referências: 

https://www.tre-pb.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Janeiro/tre-pb-conclui-capacitacao-de-servidores-na-plataforma-canva 

https://www.poder360.com.br/tecnologia/avaliado-em-us-40-bi-canva-e-uma-das-startups-mais-rentaveis-do-mundo/ 

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Vivian Alfradique

Formada em Psicologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos (Universidade Cândido Mendes). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense). Possui formação em Neurobusiness pelo Instituto Sinapses, Practitioner em PNL pelo INAP e analista comportamental DISC. Atua na área de Recursos Humanos desde 2004, em empresas nacionais e multinacionais, com experiências em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, gestão de desempenho, gestão de pessoas e ações de endomarketing.

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