Compartilhe

Hoje vamos falar sobre relacionamentos positivos que é o terceiro elemento do modelo PERMA, criado pelo psicólogo americano Martin Seligman.

Já falamos, nos textos anteriores, sobre dois elementos: emoções positivas e engajamento. Cada elemento possui sua importância e juntos eles criam o Bem-Estar pessoal e profissional.

Particularmente, acho que o relacionamento positivo é o que mais impacta na vida de uma pessoa, pois somos seres sociais criados para vivermos em comunidade. Consequentemente, o que mais afeta o nosso emocional são as nossas relações, não é mesmo!?

Relacionamentos Positivos

De acordo com Seligman, poucas coisas positivas são solitárias. Assim sendo, pense nas últimas vezes que você se divertiu e deu muita risada no seu meio profissional. Certamente não estava sozinho!

A convivência com outras pessoas é primordial para nosso bem-estar e para a nossa felicidade. Portanto, se relacionar de forma positiva com nossos colegas de trabalho faz toda a diferença para um bom ambiente organizacional e uma boa produtividade no final do mês. De fato, vocês ja ouviram falar que “Gentileza gera Gentileza”, né!?

Então, gentileza é um dos principais pontos, após a verdade, num relacionamento. A base de todo e qualquer relacionamento é a verdade. Acima de tudo, a verdade gera confiança e a confiança gera a gentileza. Nesse sentido, a gentileza gera gratidão e a gratidão gera o bem-estar. É um ciclo virtuoso!

Imaginem só, trabalhar numa empresa onde não existe confiança e gentileza é muito ruim! Por outro lado, trabalhar numa empresa que seu chefe confia em você e existe gentileza entre todos os colaboradores é bom demais, né!?

Resiliência Social

Resiliência Social é “a capacidade de promover, se engajar e sustentar relacionamentos sociais positivos, e suportar e se recuperar de eventos estressores e do isolamento social”.

Esse trecho do livro Florescer de Martin Seligman reflete bem o nosso momento atual. O novo normal do mundo do trabalho requer muita resiliência social, adaptabilidade e criatividade para solucionar os novos problemas complexos que estão surgindo. Ou seja, precisamos nos reinventar para continuarmos competitivos no mercado de trabalho.

Uma vez que a gente consiga desenvolver essas competências, não só no ambiente profissional, mas também no ambiente pessoal, somos capazes de construir a nossa carreira e realizarmos nossos sonhos. Quando estamos unidos num grupo, conseguimos nos mobilizar em direção a um propósito maior e superamos os desafios mais facilmente. A coesão do grupo depende do bom relacionamento entre os participantes e da mesma forma, da resiliência social.

Percepção social

Sem dúvida, um ponto de extrema importância nos relacionamentos profissionais, é a nossa percepção sobre a vida e o trabalho da outra pessoa. Primeiramente, precisamos entender que somos seres diferentes. Temos valores, crenças, pensamentos, famílias, opniões e gostos diferentes.

Cada um de nós temos o direito de cultivar as nossas diferenças. Ao passo que aceitamos as diferenças do outro, os outros e, principalmente nós mesmos, aceitamos as nossas diferenças. Afinal, abrir nosso olhar para um outro ponto de vista favorece a nossa evolução profissional e o nosso crescimento pessoal.

Aumentando as relações positivas

Existe uma questão importante que foi rigorosamente testada e comprovada pelos cientistas: “Praticar um ato de bondade produz um aumento momentâneo no bem-estar maior do que qualquer outro exercício”.
Com o intuito de achar o segredo de uma vida feliz e saudável, a universidade de Harvard realizou uma pesquisa e identificou que é o bom relacionamento que temos com as pessoas ao nosso redor que nos traz a felicidade e a saúde.

Dessa forma, eu te lanço dois desafios:

  1. Fazer uma gentileza para a pessoa que está mais próxima de você, nesse exato momento em que você está lendo esse texto.
  2. Fazer uma única gentileza que vai beneficiar todas as pessoas da sua equipe de trabalho.

E aí? O que você vai fazer? Em resumo, fazer o bem para o próximo, gera muitos benefícios para nós!

Muito obrigada por chegar até o final dessa leitura!
Isso significa que você está em plena evolução! Parabéns! Na semana que vem falaremos do quarto elemento do modelo PERMA: Sentido. Tenha uma excelente semana!
Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!