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Início » RH para Empresas » Comunicação Síncrona e Assíncrona: Pirâmide da Comunicação Remota

  • 04/19/2022
  • RH para Empresas

Comunicação Síncrona e Assíncrona: Pirâmide da Comunicação Remota

Tá na hora de resolver de uma vez por todas os problemas de comunicação remota na sua empresa através da comunicação síncrona e assíncrona

Em primeiro lugar, é importante entender quais são as diferenças entre os tipos de comunicação.

A comunicação síncrona é justamente a que acontece quando os envolvidos na comunicação estão juntos, interagindo e trocando informações em tempo real. É aquela que geralmente acontece presencialmente, por telefone ou através de um vídeo chamada.

Por outro lado, a comunicação assíncrona é aquela que não dependem da presença das pessoas pois não acontece de forma simultânea. O emissor pode enviar uma mensagem pela manhã e ser respondido no período da tarde sem que a troca de informações tenha sido prejudicada.

Quando produzimos um documento que outra pessoa precisa editar e aprovar, por exemplo, estamos nos comunicando de maneira assíncrona, mas hoje em dia podemos trocar mensagens e conteúdos em canais específicos de comunicação, como o Teams ou o Slack que possuem estruturas que permitem a comunicação fluir dessa forma.

Antes de começarmos de verdade, preciso te dar uma dica: se quiser receber conteúdos super completos sobre RH (as principais notícias do RH, a evolução do papel da liderança, tendências ligadas ao DHO, métodos e ferramentas para gestão de pessoas e muito mais), você pode clicar aqui!

Por que investir em Comunicação Assíncrona?

 

Com as constantes mudanças nas organizações e no mundo do trabalho, passamos por uma grande transformação digital nos últimos que nos forçaram a trabalhar de maneira remota, longe dos escritórios.

Sem essa presença física, a maior parte das empresas tentou emular a comunicação síncrona que acontecia nos escritórios, criando jornadas de trabalho exaustivas e tomadas por infinitas reuniões, ligações inesperadas e agendas tomadas por compromissos.

Já passou pela situação de estar focado em um projeto importante e ser interrompido por uma reunião de urgência? E depois descobrir que o assunto na verdade não era tão urgente e que aquela reunião poderia ser um e-mail.

Logo, com a comunicação assíncrona, a máxima é: estar online não significa estar disponível.

Já que o trabalho remoto nos permite maior flexibilidade de horários, por que não aproveitamos essas vantagens permitindo que os colaboradores foquem em suas demandas com o menor número de interrupções possível?

Ainda assim, talvez você esteja pensando: “Minha empresa já usa o whatsapp, então trabalhamos de forma assíncrona?” e a resposta é: “Não exatamente”.

Aplicativos como o whatsapp estimulam a troca de mensagens instantâneas e que são difíceis de recuperar com o passar do tempo, mesmo com o uso de grupos.

Até aqui discutimos os conceitos de comunicação síncrona e assíncrona, mas…

 

Como aplicar a Comunicação Síncrona e Assíncrona na prática?

 

A Doist é uma empresa focada na transformação digital que trabalha de maneira 100% assíncrona, oferecendo soluções que permitam as empresas trabalhar a partir desse modelo também.

Eles elaboraram a Pirâmide da Comunicação Remota, diagramando de maneira simples os níveis de comunicação e as ferramentas usadas em cada um desses níveis.

Realizando as devidas adaptações, este é o modelo que adotamos na Conexão para diagnosticar e aperfeiçoar a forma como nos comunicamos:

 

Dessa forma, os dois primeiros níveis são a base da comunicação em uma empresa remota. Ela precisa acontecer de forma assíncrona na maior parte do tempo através da troca de mensagens bem estruturadas, contextualizadas, empáticas e completas, que permitam a tomada de decisões e movimento para a ação.

Sabe aquela história de “legal, agora vamos marcar uma reunião para decidir oque fazer”? Esquece.

Tirando a tomada de grandes decisões e início de projetos, a tomada de decisão pode ser realizada de maneira assíncrona.

 

1. Defina a base da comunicação

 

Precisa ser uma ferramenta que permita a troca de mensagens estruturadas e completas de maneira organizada, onde cada time possa ter o seu espaço e os times possam interagir entre si, trocando informações com agilidade.

É recomendável que apenas uma plataforma seja usada para realizar a comunicação entre o time.

Recomendamos três principais: Slack, Teams e Twist

 

2. Elabore a documentação

 

Aspecto fundamental de uma empresa remota, a forma como trabalhamos em documentos pode fortalecer ou prejudicar a cultura assíncrona.

Ter processos bem definidos e visíveis, trabalhar em arquivos online de maneira colaborativa e realizar o controle dos projetos são exemplos de como podemos trabalhar nesse nível.

 

Por fim, os três níveis seguintes dizem respeito a Comunicação síncrona.

Mesmo ela acontecendo em menor intensidade, é extremamente importante para a manutenção da cultura, promoção de eventos, ações e grandes alinhamentos entre os times quando todos precisam estar na mesma página ao mesmo tempo.

 

3. Planeje os encontros

 

e refere aos encontros para alinhamento e discussão de resultados onde podemos ter trocas e discussões muito proveitosas, assim como kick-offs de projetos e brainstorms.

 

4. Mantenha a cultura organizacional

 

A manutenção da cultura pode ser realizada de forma assíncrona, porém, também podemos aproveitar momentos para reunir todo o time e propor ações e eventos de fortalecimento da cultura organizacional, estreitando os laços e as relações entre os colaboradores que pouco se veem pessoalmente.

 

5. Administre as urgências

 

O último nível da pirâmide se refere aos casos de urgência.

Quando ocorre um erro no sistema que precisa ser resolvido o quanto antes, quando um cliente está passando por dificuldades ou uma grande demanda surge de maneira inesperadas, para todos os tipos de urgência, é necessário ter um canal de contato, que pode ser uma ligação telefônica, por exemplo.

É importante ter apenas um único canal nesse nível, assim as pessoas serão capazes de reagir com mais agilidade.

 

Modelo de Pirâmide da Comunicação Remota

 

Trouxemos como exemplo a pirâmide da comunicação remota da própria Conexão:

 

E sua empresa, trabalha de forma remota? Como vocês tem se organizado para fazer a comunicação fluir?

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Vivian Alfradique

Formada em Psicologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos (Universidade Cândido Mendes). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense). Possui formação em Neurobusiness pelo Instituto Sinapses, Practitioner em PNL pelo INAP e analista comportamental DISC. Atua na área de Recursos Humanos desde 2004, em empresas nacionais e multinacionais, com experiências em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, gestão de desempenho, gestão de pessoas e ações de endomarketing.

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