Sabemos que os primeiros dias de um colaborador são um misto de emoções e que existem expectativas sobre a empresa e as pessoas, que podem ser confirmadas ou frustradas.
Assim, a forma como essas relações são estabelecidas será determinante para a integração do novo profissional ao time.
Diante disso, é preciso adotar estratégias que ajudem a tornar a percepção do novo colaborador sobre esse momento a mais positiva possível. Esse é justamente o objetivo do processo de onboarding, que já é utilizado na chegada de um novo cliente em muitas empresas.
Nesse artigo vamos abordar a importância dessa ferramenta para ter uma gestão de pessoas mais eficiente e como ela afeta as relações organizacionais. No nosso e-book daremos dicas para que você possa implementar o processo entre as práticas do RH.
Processo de Onboarding
O onboarding é importante por oferecer diversos benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Um dos benefícios de um bom programa de onboarding é atrair e reter talentos que possuem um alto desempenho é uma das prioridades da empresa.
É possível ter bons atrativos, por exemplo, bons benefícios e salários, mas definir os elementos abstratos, como boa relação com os gestores, alinhamento com os valores organizacionais, entre outros, já é mais complicado.
Nesse caso, é preciso estabelecer uma estratégia, afinal são esses atributos que vão fazer com que os candidatos prefiram uma instituição em vez da outra.
O onboarding permite a construção de uma base sólida para as características intangíveis que diferenciam a cultura da organização, e usar isso para atrair e reter profissionais talentosos é uma excelente alternativa.
Quando se compara uma empresa com outra, pode-se perceber que os valores e a cultura de cada uma são bem diferentes.
O ponto mais relevante é o engajamento do candidato, principalmente daqueles que se sentem dispostos assim que começam a executar suas atividades. Se a empresa integrar os novos profissionais ao programa de onboarding, será mais fácil estimular o engajamento e mantê-los por muito tempo na companhia.
O engajamento e a motivação são os objetivos principais de qualquer ação de onboarding.
Porém, além desses benefícios visíveis, ele colabora para embasar a cultura organizacional e estreitar os relacionamentos no ambiente laboral. Os profissionais que são altamente envolvidos com as metas do negócio são muito mais produtivos e rentáveis que os demais.
O onboarding educa e expõe aos contratados sobre quais são as medidas organizacionais.
Uma dica é que eles se reúnam com a liderança com a finalidade de receberem instruções diretas sobre como agir para evitar erros iniciais comuns e para realizarem as tarefas que compõem seus cargos de forma mais ágil.
Essa prática também vai auxiliar na diminuição dos índices de turnover, que se trata da rotatividade de pessoal dentro de uma organização. Essa diminuição se dá pela sensação de pertencimento vinda do colaborador, fazendo com que seu vínculo com a contratante se fortaleça.