Já se foi o tempo em que o principal interesse dos colaboradores se resumia em receber um salário adequado no início do mês. Um bom ambiente de trabalho tem feito cada vez mais a diferença na hora de atrair profissionais.

Além disso, um local de trabalho adequado é essencial para otimizar as tarefas desempenhadas pelas equipes e para alcançar os resultados de cada setor, por isso se torna essencial para o equilíbrio interno.

A grande verdade é que somos movidos pela eficiência!

Se o ambiente não proporcionar momentos agradáveis de convivência, o profissional tende a ficar insatisfeito e desmotivado para exercer suas funções e até mesmo comparecer à empresa.

Afinal, ninguém gosta de permanecer em um ambiente hostil.

Mas, então, o que é esse clima organizacional?

Para começar, é bem comum existir uma confusão sobre a diferença entre clima e cultura organizacionais.

A Cultura Organizacional são os valores, comportamentos, hábitos, pontos de vista em comum no ambiente de trabalho, soft skills dos colaboradores.

Já o Clima Organizacional é a valorização profissional, comunicação, identificação com os valores da empresa, políticas de recursos humanos, modelos de gestão aplicados.

E quais são os indicadores de clima organizacional ideais?

Absenteísmo

Ausências repetitivas pode ser algum problema gerado dentro da própria organização, como conflitos internos, descontentamento com a gestão e exaustão, ou falta de engajamento.

Turnover

Representa a rotatividade de colaboradores em uma companhia. Problemas na gestão ou um processo de recrutamento e seleção pouco eficiente podem ser agravadores.

Presenteísmo

Significa estar no posto de trabalho em horário estabelecido, porém com os pensamentos fora dali. O profissional não acumula faltas, mas também não apresenta um rendimento satisfatório.

Feedback

A falta de feedback pode desmotivar o trabalhador que pensa não ter o seu trabalho reconhecido, ou até mesmo fazer com que ele tenha uma percepção equivocada do próprio rendimento.

Plano de carreira

Planos claros e bem estruturados faz com que cada colaborador possa se planejar para investir em sua carreira de modo que os interesses pessoais e corporativos estejam alinhados.

Agora, o que falta é entender como melhorar o clima organizacional da sua empresa?

1º – Forneça uma boa infraestrutura

2º – Crie uma política de benefícios

3º – Treine sua equipe

4º – Invista na gestão de pessoas

E qual o papel dos gestores nisso tudo?

O gestor precisa criar diálogos e ouvir com atenção o que os profissionais têm a dizer. Ele precisa entender que é parte da equipe para trabalhar melhorias no meio. É necessário auxiliar os colaboradores de forma individual, prezando pelo desenvolvimento pessoal e coletivo.

Então, que tal essas dicas que só a Conexão Talento sabe dar para melhorar o clima organizacional?

Caso você sinta que precisa de uma ajuda para entender e melhorar o ambiente da sua empresa, conte com a gente. Temos um time de profissionais especializados em transformar o seu negócio de forma estratégica e sempre visando os resultados!