Como o metaverso está reinventando a experiência digital do Colaborador

Saiba como integrar o Metaverso na sua empresa

O talento está se tornando mais difícil de adquirir e reter do que os clientes.

O time é o ativo mais importante da sua organização. Para garantir o sucesso futuro, devemos começar a pensar nas experiências dos funcionários da mesma forma que pensamos nas experiências dos clientes – com todo o cuidado e atenção que isso implica. Para começar a tratar seu pessoal como clientes, precisamos construir uma experiência perfeita, criar comunidades, criar uma marca que sua equipe vai adorar e permitir que eles se sintam próximos da marca da empresa.

Talento extraordinário requer experiências extraordinárias. 

O colaborador que possui talento digital não está interessado em experiências comuns. O que significa extraordinário quando se trata das experiências das pessoas? Não se trata mais de empurrar as coisas para eles. Agora, trata-se de criar um ecossistema digital que lhes dê os meios para se envolver totalmente. Aqui é onde o metaverso entra no jogo. Tecnologias como o metaverso são as que podem tirar experiências do comum .

O que é o Metaverso?

De acordo com David Mattin , autor do New World, Same Humans Newsletter ‘O Metaverso é sobre o surgimento de mundos virtuais e simulados como domínios da experiência humana ‘. É uma forma de realidade digital projetada usando tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).
O objetivo de qualquer metaverso (porque agora, há mais do que ‘Meta’) é fornecer uma experiência de usuário envolvente em um ambiente fictício, mas suficientemente realista. Dependendo do metaverso que você usa, a funcionalidade pode variar muito, desde modelagem 3D para designers até trocas de criptomoedas para mineradores ou jogadores.

O metaverso já está aqui

Você provavelmente já experimentou um jogo online ou conhece alguém que já experimentou. Um espaço virtual onde amigos ou desconhecidos de todo o mundo se encontram para jogar. Agora imagine essa mesma ideia, mas com seus colegas de trabalho. Nas empresas do metaverso, as possibilidades são infinitas , melhorando a paisagem e trazendo novas ferramentas para melhorar a forma de trabalhar.

Algumas de suas aplicações práticas são:

  • Recrutamento e integração:

Muitos empregadores estão usando a plataforma Metaverso para entrevistar candidatos e dar-lhes possibilidades de conhecer pessoas dentro da organização, melhorando a abordagem e o conhecimento sobre cultura, valores e oportunidades que podem obter pela experiência de realidade virtual.

A virtualidade permite atingir um público maior e mais amplo, transformando o recrutamento em uma forma mais acessível e fácil de encontrar talentos de diferentes localidades. Alguns exemplos são a MGM, que está usando a realidade virtual para facilitar processos de integração imersivos para candidatos a emprego, e a Globant, que está entrando em uma integração de 360° com realidade virtual para receber novas contratações. Finalmente Martin Migoya, CEO da Globant, concorda que o “encanamento” por trás do metaverso ainda está em um estágio inicial e acha que os mundos virtuais podem ser positivos para a contratação: “Quando você está entrevistando pessoas em uma tela, você não sabe muitas coisas sobre eles. Mas quando você tem a possibilidade de expressar muitas coisas novas, como você pode expressar com seu avatar no metaverso, acho que haverá muitas oportunidades para realmente entender as pessoas muito melhor do que antes.”

  • Posicionamento da marca empregadora:

Diferentes organizações estão se conectando com graduados e concluintes da escola pelo metaverso, apresentando a si mesmos e suas oportunidades de trabalho, impulsionando sua marca empregadora. Isso permite que eles atraiam, encontrem e engajem candidatos de nicho por meio de uma experiência incrível e marcante. Para chamar a atenção dos principais talentos digitais, precisamos criar experiências digitais extraordinárias.

  • Aprendendizagem Corporativa:

O papel do aprendizado corporativo foi completamente desafiado e agora eles não são mais os criadores de conteúdo ou os facilitadores para que o aprendizado aconteça. Atualmente, existem algumas aplicações do metaverso para treinamento, teleeducação, saúde e principalmente na economia digital, onde estão surgindo novas formas de conexão.

O uso do Metaverso na educação é uma ideia que cresce bastante, permitindo que professores, alunos e pais se conectem através de avatares digitais como um videogame. Você poderá vivenciar essa realidade tão incrível e atraente no que diz respeito ao processo de aprendizagem, mas em um mundo virtual. De fato, várias universidades construíram centros de treinamento digital em todo o mundo. Existem aplicativos digitais que permitem aos usuários participar e interagir no mundo virtual, tendo a capacidade de criar objetos e estruturas complexas, além de poder interagir com outros usuários.

  • Ações e Eventos:

Encontrar-se pessoalmente é a preferência da maioria das pessoas neste mundo semi pós-pandemia, pois as pessoas estão cansadas e entediadas se comunicando no zoom, skype ou hangouts do google. Os organizadores de conferências e planejadores de eventos precisam ser mais criativos para envolver seu público, portanto, se a reunião pessoalmente não for uma opção, o metaverso é a próxima nova e empolgante maneira de se comunicar.

O metaverso também oferece espaço quase ilimitado para criatividade e auto-expressão. Não há limite rígido para o número de pessoas que podem participar do evento online, ele pode hospedar eventos de qualquer tamanho, desde pequenas atividades de team building até grandes aniversários corporativos (ao contrário do zoom, por exemplo, onde o número de participantes e telas pode ser limitado). Não é apenas para entretenimento e é possível fazer atividades relacionadas a negócios, por exemplo, você pode hospedar um evento virtual de formação de equipe dentro de um metaverso real.

Gostou do Artigo? Compartilhe!

Rolar para cima