Já parou para pensar se a camisa da sua empresa está na moda?
A palavra “moda”, por definição literária, tem a ver com “conjunto de opiniões, gostos, modos de agir, viver e sentir coletivos”. Daí vem a pergunta: mas o que isso tem a ver com um publicação relacionada ao mundo corporativo? Explico!
É que curiosamente, o significado desta palavra lembra o de uma outra muito utilizada em nosso ambiente, que é o famoso “Engajamento”, que por definição quer dizer “envolvimento ao serviço de uma ideia ou de uma causa”.
Já parou para pensar o que faz uma ideia virar moda ao ponto de unir grupos oriundos de diferentes lugares a defenderem as mesmas opiniões e sentimentos? Ou como aumentar o engajamento e o envolvimento dos colaboradores de uma Organização ao ponto deles se sentirem orgulhosos por defender a identidade corporativa da empresa?
Ter um time bem engajado, ou fazer com que seus colaboradores vistam a camisa da empresa é um do maiores desafios de toda Organização, e principalmente dos gestores, mas existem alguns meios de fomentar isso. Uma boa forma de estimular esta cultura é investir tempo em COMUNICAÇÃO.
É preciso deixar claro para as pessoas quais são as estratégias de sua empresa ou área de trabalho e principalmente sobre como cada colaborador pode contribuir para que a empresa atinja seus objetivos e resultados esperado. Estabelecer meios de comunicação com o colaborador faz com que ele se sinta cada vez mais envolvido e parte do processo de integração.
Vale a pena garantir que as pessoas tenham um bom ambiente de trabalho, com respeito, reconhecimento e liberdade de expressão.
Lembro-me da época de faculdade , sobre quando discutíamos a respeito da teoria das necessidades, descritas por Maslow (Abraham Maslow – psicólogo norte-americano, conhecido pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou a Pirâmide de Maslow).
Nela, ele diz que o colaborador precisa ter suas necessidades satisfeitas, sobretudo, as três necessidades do topo da pirâmide, que são: as necessidades sociais, de status e de autorrealização. Com essas necessidades satisfeitas o comprometimento do colaborador será bem maior do que o esperado, uma vez que ele não desejará perder tudo que a organização lhe oferece em troca do seu comprometimento.
Outro ponto muito importante para o engajamento do time está diretamente ligado à Liderança.
Não é por acaso que muitos colaboradores desistem de seguir em uma empresa por conta da liderança. O líder é o principal formador de opinião nas equipes e representa a empresa perante seu time.
A Companhia é percebida pelo colaborador por meio das atitudes da liderança e há o papel claro de, em paralelo com a comunicação interna, e um bom ambiente de trabalho, a disseminar a estratégia do negócio ao seu grupo, fazendo com que eles tenham o desejo de vestir a camisa da empresa.
É certo que impulsionar uma moda não é uma tarefa muito fácil.
Tal como ter um time engajado e disposto a todos os dias “bater ponto” em prol de um mesmo propósito, também não. Mas não podemos esquecer que o engajamento é guiado pela motivação interna, pela paixão, pelo entusiasmo, pelo senso de realização. Logo o papel da empresa é trabalhar para que este encantamento que o colaborador tem ao entra na Companhia, seja renovado constantemente.
Então, que tal essas dicas que só a Conexão Talento sabe dar para melhorar o clima organizacional?
Você pode clicar aqui para se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre as principais notícias do RH, a evolução do papel da liderança, tendências ligadas ao DHO, métodos e ferramentas para gestão de pessoas e muito mais.
AH E CLARO: Caso você sinta que precisa de uma ajuda para entender e melhorar o ambiente da sua empresa, conte com a gente. Temos um time de profissionais especializados em transformar o seu negócio de forma estratégica e sempre visando os resultados!
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]