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Todos nós temos um desejo de estar em bons ambientes, mais colaborativo, cooperativo de forma que faça com que tenhamos a possibilidade de performar da melhor maneira e obtermos resultados incríveis, não é mesmo?

Ambientes mais leves, onde há confiança, onde há liberdade de expressão, onde podemos utilizar nossas habilidades e competências, onde possamos trocar com os pares, gestores e obter um resultado favorável.

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Agora, vamos lá! Para tudo isso acontecer, podemos citar alguns pontos importantes que impactam significativamente a felicidade no trabalho:

• Propósito: Este vai muito mais além de um salário atrativo, os profissionais buscam um trabalho com propósito e significado, sente a necessidade de compreender a importância das funções e ter razões para melhor seu desempenho dia após dia.

• Equilíbrio entre carreira e vida pessoal: Sabemos que é um desafio, porém é impossível alcançar a felicidade sem tempo adequado para o descanso, relações pessoais (familiares) e principalmente o lazer.

• Valores: Os colaboradores precisam se identificar com os valores da empresa, o famoso Fit Cultural, que tenham orgulho em fazer parte da Cia em que atua, isso fará todo sentido para ter a felicidade no trabalho, ele precisa acreditar na empresa.

• Reconhecimento e Apreciação: Esse não menos importante é um fator fundamental. O colaborador precisa se sentir reconhecido e valorizado e o líder tem papel importante nesta ação, seja com uma meritocracia interna, campanhas de incentivo, plano de carreira…

É fato que empresas que tem excelentes ambientes proporcionam excelentes resultados e podemos considerar que o líder tem papel fundamental e importante na criação do ambiente em uma organização.

E como é feito para tornar-se um ambiente amistoso?

A liderança é peça fundamental em uma organização, mas não é peça única, pois, na posição de liderança, apoiamos, gerimos, coordenamos, mas a execução é feita normalmente pela sua equipe. Para tornar um clima organizacional amistoso, você, como líder, deve possibilitar um clima positivo, ou seja, tornar um ambiente positivo, criando a possibilidade das pessoas se sentirem mais confortáveis no seu ambiente de trabalho, se sentirem acolhidas, em um ambiente justo, vou além, é ser Humano, é se importar com seu colaborador, se preocupar genuinamente com as pessoas ao seu redor, ser empático (não só falar, mas agir com empatia), é sentir que verdadeiramente pessoas são acolhidas, é pensar como você pode tornar aquele ambiente onde as pessoas queiram estar, um ambiente de cooperação, de colaboração, ambiente diferente.

Um líder precisa dar um significado, um sentido daquilo que a pessoa faz, analisar problemas, fazer escolhas e assumir a responsabilidade por cada um liderado.

Líder, somos todos responsáveis pelo clima da empresa, é pensar “como esta minha energia que estou levando para o meu liderado? meu estado emocional, como estou, vai de encontro a forma de nos relacionar. Temos que ter uma auto analise nossa como lideres, não só avaliarmos a equipe.

E como a comunicação com minha equipe está sendo feita?

Este é um fator primordial, isso impacta positivamente ou negativamente no ambiente de trabalho, precisamos ter uma percepção de cada colaborador (equipe), seus sentimentos, suas percepções em relação a área em que atua e o que ele pode contribuir para melhor andamento da mesma.

A liderança pede uma boa conectividade, uma gestão humanista se faz pela qualidade de comunicação que valoriza as relações humanas, antecipa as possibilidades. A comunicação do líder não precisa ser impositiva, ele precisa entender, perguntar e mapear a equipe para criar essa conexão.

O que está sendo transmitido para sua equipe? A boa comunicação entre o líder e seus liderados também faz parte da Liderança Positiva.

A liderança positiva é fazer com que as pessoas tenham um desempenho acima do esperado, dar a cada pessoa um sentido, um significado da importância daquilo que é feito pelo seu liderado, independente do cargo que ocupa, é fazer com que o outro sinta-se parte integrante da engrenagem e fazer com que a pessoa entenda sua importância para todos alcançarem um único objetivo dentro da organização.

Seja um líder inspirador, capaz de transformar o seu ambiente de trabalho, fazer com os seus colaboradores se envolvam com os processos e com as tarefas, ou seja, equipes engajadas. Falhas todos nós teremos, não existe essa possibilidade de nunca falharmos, mas como lideres podemos fazer diferente, características de envolvimento, tentar manter essa vivacidade. Manter uma equipe engajada, motivada para seguir, mesmo diante das dificuldades.

O objetivo final é que a felicidade no trabalho seja reconhecida e valorizada pelo mundo empresarial e vista como um fator crítico de sucesso para qualquer organização, é isso que entendemos ser o melhor para todos.