Como conviver com as diferentes gerações X, Y e Z no ambiente de trabalho?

Competência hoje vista como grande diferencial nas organizações pode ser desenvolvida?

Após a realização de algumas pesquisas, alguns estudiosos e o MIT chegaram a conclusão que existe um conjunto de características que distingue os profissionais inovadores, onde para eles habilidade de gerar novas ideias não é mera função da capacidade cerebral, mas também resultado do desenvolvimento de alguns comportamentos.

Para eles, o DNA dos Inovadores é complementado por competências de descoberta e execução.

Quais são e como podemos desenvolver as competências de descoberta:
– Questionar: fazer perguntas que desafiem o senso comum e as ortodoxias dos setores. Inovadores fazem mais perguntas. O que é isso? Por que é assim? E se fosse assim? Por que não fazer diferente? são perguntas comuns utilizadas pelos inovadores.
– Observar: através da observação do comportamento dos consumidores, fornecedores, competidores e outros agentes, estabelecer novas formas de fazer as coisas. Buscar o job to be done que está por trás do comportamento dos consumidores.
– Trabalhar em Rede: lidar com pessoas de diferentes gerações, formações, áreas de atuação que possam trazer novas ideias e perspectivas. Combinar suas ideias com outras pessoas de áreas distintas para aprender coisas novas.
– Experimentar: construir experimentos para testar incertezas, hipóteses e fazer emergir rapidamente insights e aprendizados sobre as ideias inovadoras. Questionar, observar e trabalhar em rede fornece insights e dados sobre o passado e o presente. Experimentar permite coletar dados sobre o comportamento esperado no futuro.
– Associar: trata de conectar as diferentes perspectivas, questões, problemas e ideias, gerando uma nova solução que ainda não havia sido proposta. Pensar nos problemas como um conjunto de peças que podem ser recombinadas e em novas configurações.

Já as competências de execução são 4 e podem ser definidas como:
– Análise – capacidade de organizar e coletar dados concretos para tomar as decisões corretas.
– Planejamento – está ligada com a capacidade de estabelecer planos, metas e um conjunto de atividades que precisam acontecer para o projeto inovador chegar ao objetivo esperado.
– Orientação aos detalhes – garante que os pequenos detalhes aconteçam conforme planejado sem esquecer nenhum detalhe.
– Auto disciplina – superam os obstáculos e mantém o cronograma definido para garantir os resultados dos projetos.

Praticar essas competências pode aumentar a sua capacidade de gerar novas ideias e de coloca-las em prática.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Rolar para cima