A jornada do colaborador abrange uma ampla gama de iniciativas com o propósito fundamental de aprimorar a relação entre o indivíduo e a empresa, desde o estágio inicial de atração e recrutamento até o eventual desligamento.
Essencialmente, seu objetivo é otimizar todo o percurso que um colaborador percorre durante sua permanência na organização. Isso implica na necessidade de cultivar uma liderança inspiradora, proporcionar um ambiente de trabalho propício, oferecer incentivos motivadores e incorporar diversos outros elementos essenciais.
Neste artigo vamos te mostrar cada etapa dessa jornada e a sua importância.
1. Atração, Recrutamento e Seleção
Aqui, estamos no início dessa jornada. Esse é o momento em que a empresa define sua estratégia de atração para que os melhores talentos queiram fazer parte dela. Com a estratégia feita, seguimos para o recrutamento e seleção, onde selecionamos o candidato que melhor se alinha à cultura e objetivos da empresa.
2. Onboarding
Depois de escolhermos o talento, é hora de conhecer as regras da empresa. O onboarding é esse momento! É quando o novo colaborador conhece as diretrizes da empresa, sua cultura, valores e os principais desafios que o aguardam no ambiente corporativo.
3. Desenvolver, Engajar e Satisfazer
No meio dessa jornada, precisamos de táticas e estratégias. E no mundo corporativo é fundamental desenvolver habilidades, se manter engajado e encontrar satisfação nas atividades diárias. Esse é o momento em que o colaborador se aprimora, busca capacitações e se sente motivado a alcançar seus objetivos.
4. Desempenho e Recompensa
Assim como em um jogo, quem tem um bom desempenho avança casas e, eventualmente, recebe recompensas. No contexto corporativo, é a hora das avaliações de desempenho e dos bônus, promoções ou reconhecimentos que vêm com o bom trabalho.
5. Manutenção dos Talentos
As empresas devem criar estratégias para manter seus melhores talentos engajados e satisfeitos. Isso pode envolver treinamentos, benefícios e um ambiente de trabalho saudável e motivador.
6. Offboarding
Todo jogo tem seu fim. Sendo assim, um colaborador pode decidir ou precisar seguir novos caminhos. O offboarding é esse momento de encerramento, de feedbacks finais, de planejamento, documentação e acima de tudo comunicação.
Conclusão
A implementação da jornada do colaborador permite que a sua empresa construa uma relação forte e geradora de muitos frutos com seus colaboradores. Ao estar em um ambiente que impulsiona o seu crescimento, o enxerga de forma humanizada e o valoriza profissionalmente, o profissional veste a camisa e mergulha de cabeça em cada projeto.
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