Compartilhe

Como líder, o que você considera mais importante: o bem-estar de sua equipe ou o alcance dos objetivos da empresa?

Ambos são vitais para um gerenciamento efetivo, e o item ao qual você como líder demonstra maior importância espelha também seu modelo de liderança: orientado para tarefas ou orientado para pessoas.

Antes de começarmos de verdade, preciso te dar uma dica: se quiser receber conteúdos super completos sobre RH (as principais notícias do RH, a evolução do papel da liderança, tendências ligadas ao DHO, métodos e ferramentas para gestão de pessoas e muito mais), você pode clicar aqui!

Os líderes orientados para tarefas dão ênfase para a realização de um trabalho, em ambientes como esse o forte foco na obtenção de resultados às vezes pode ocorrer às custas de considerações pessoais. Quando as pessoas se sentem menos envolvidas, a qualidade de seu trabalho pode ser impactado, tanto quanto seu engajamento com relação à empresa. Em contrapartida, os líderes orientados para pessoas colocam mais ênfase no desenvolvimento e envolvimento de sua equipe. Para os líderes com atuação direcionada para pessoas, os processos de tomada de decisão costumam ser mais democráticos e participativos, utilizando as contribuições dos membros de sua equipe.

Além disso, valorizam também o poder de seu próprio desenvolvimento visando o sucesso organizacional.

Mas independente do seu perfil de liderança, uma ótima maneira para os líderes melhorarem suas capacidades, inspirarem suas equipes e alcançarem excelentes resultados de negócios é por meio do desenvolvimento de habilidades de liderança. Os líderes de sucesso são capazes de transformar organizações, gerar valor ao negócio, perpetuar eficiência e envolver seus funcionários para a entrega de melhores resultados.

Os programas de desenvolvimento de liderança têm efeitos benéficos na organização, em seus processos e também em seus funcionários. As empresas estão cada vez mais começando a perceber que os líderes desempenham um papel vital no bom funcionamento das operações. Então, por que o desenvolvimento da liderança se tornou tão importante hoje?

Algumas das razões pelas quais vale a pena investir no desenvolvimento do seu time de liderança são:

  • Organizações que investem no desenvolvimento de liderança têm um efeito positivo no recrutamento e retenção de funcionários;
  • Desenvolvimento da liderança equipa os líderes com habilidades que podem ajudá-los a aumentar a produtividade de sua equipe;
  • Ajuda a definir modelos de comportamento para futuros líderes e os incentiva a melhorar suas habilidades de liderança.

A taxa de Retorno sobre investimento de um programa de desenvolvimento de liderança é geralmente muito positivo. Ele ajuda os líderes em potencial a assumir funções gerenciais e também aumenta a produtividade dos funcionários. Isso pode ainda se traduzir em estratégias e decisões de negócios lucrativas. Os programas de desenvolvimento de liderança provaram ser de suma importância na melhoria da cultura corporativa. Tendo uma influência positiva na organização e funcionando como um grande impulsionador da cultura.

Adicionalmente, é fundamental que o líder tenha uma visão clara dos objetivos tanto da organização quanto da equipe e desenvolva habilidades de liderança fundamentais. A capacidade de desenvolver estratégias detalhadas para sua equipe; receber feedback de sua equipe e incluí-los em suas ações de planejamento estratégico, é uma indicação clara de que você valoriza a opinião deles, o que o torna um bom líder.

Além disso, abrirá portas para ideias inovadoras que podem contribuir significativamente para o planejamento estratégico. Neste sentido a comunicação eficaz também contribui significativamente para o sucesso de uma equipe. Trabalhar em suas habilidades de comunicação pode ajudar um líder a manter uma atmosfera transparente dentro da equipe. Além disso, vai encorajar os membros da sua equipe a apresentar ideias que podem ser relevantes para atingir os objetivos definidos.

Manter uma abordagem positiva em relação às situações pode ajudar a desenvolver a confiança de sua equipe. O otimismo é um traço que traz muitos benefícios, especialmente diante de desafios e conflitos. A motivação é outro traço de liderança muito relevante, manter-se inspirado e motivar os membros de sua equipe a entregar o melhor de suas capacidades. A motivação desempenha um papel importante no aumento da produtividade de uma equipe.

Nos dias atuais essas habilidades de liderança pontuadas anteriormente tem se mostrado cada vez mais essenciais para garantir o engajamento das equipes e gerir a performance dos funcionários de forma produtiva e eficaz. O trabalho em modelo remoto implica em os líderes ajustarem a estrutura das empresas, tornando-as menos hierárquicas e desenvolvendo novas habilidades para estabelecer um relacionamento forte e confiável com seus funcionários para manter sua competitividade, mantendo uma preocupação genuína com o bem de seus funcionários.

Em trabalho remoto, os líderes devem continuar influenciando suas equipes para atingir as metas organizacionais mas sem o olho-no-olho ao qual estavam acostumados.

O gerenciamento das equipes de forma remota implica no desenvolvimento de habilidades diferenciadas para melhorar o funcionamento organizacional em ambientes virtuais de trabalho.

Para os líderes que estão realizando a gestão de suas equipes à distância, as habilidades sociais conhecidas, como as características de uma comunicação face a face efetiva, podem não ser suficientes para liderar em ambientes virtuais, onde essas características devem ser complementadas com as habilidades para gerenciar diversas plataformas de comunicação virtual. As relações de confiança precisam ser reforçadas através de processos de feedback periódicos, que garantam a segurança para a equipe realizar suas atividades de forma mais autônoma e eficaz.

É de suma importância que o líder em trabalho remoto mantenha normas claras de comunicação, interaja regularmente com as equipes, e realize uma boa supervisão da contribuição de cada membro. O ambiente social remoto é uma importante ferramenta para que o funcionário não se sinta desamparado.

Criar um ambiente de trabalho positivo com um senso de conexão com a equipe deve ser reforçado por meios de comunicação e colaboração digitais diminuindo o isolamento entre os membros da equipe com sucesso.