Compartilhe

Com certeza surgiu uma preocupação com a manutenção e reforço em relação a valores e cultura de uma organização com a adoção emergencial do home office, afinal independente do contexto os valores de uma Cia são definitivos e não podem ser menosprezados.

Sabemos que os valores e a cultura de uma organização, já são decisivas para o sucesso do negócio dentro de um escritório, com todos os seus colaboradores envolvidos, em tempos de Pandemia e trabalhando em home office manter o engajamento de toda a equipe, a importância disso se multiplica!

Para isso, os valores da empresa precisam estar bem definidos e compartilhados com todos, ou seja, evidentes, assim vencerá a distância física e alinhar todos os colaboradores na busca do objetivo da organização. Em uma época de crise, pandemia e com os colaboradores em diversos locais, espalhados com pelos estados, ter valores alinhados ajuda todos a remarem em uma única direção, devem ser falados e vivenciados na rotina de trabalho.

É extremamente importante e essencial para garantir a satisfação de todos os colaboradores oferecer uma boa experiência, pois, isso influencia diretamente em todo o clima organizacional da empresa e ainda traz diversos benefícios. Com essa experiência que estivemos ou melhor, ainda estamos vivendo, com a Pandemia, o tema vem ganhando cada vez mais espaço, pois a forma de reter os melhores talentos passam pela maneira que as empresas tratam o colaborador, assim como por uma gestão mais humanizada e aberta a entender as expectativas e necessidades do time.

Dentre os muitos benefícios implementados na cultura organizacional devido às inovações tecnológicas, o trabalho em home office, provavelmente, é um dos mais interessantes porque traz indicativos de como será o trabalho no futuro.

A missão de tornar a cultura da empresa viva fica mais fácil se você entender que pode fortalece-la com pequenas ações na sua rotina, principalmente referindo-se aos gestores, a liderança, que tiveram que passar a ter, dentre outros, o desafio de adaptar, estender e reforçar os princípios da cultura.

Vai algumas dicas importantes para lideres:

  • Seja Próximo: Mantenha contato com seus liderados, gaste seu tempo com seu time, tenha um tempo de qualidade, faça reuniões em grupo, faça videoconferências, mandem mensagem, interaja sempre, traga eles pra perto;
  • Direcionamento das ações: Garantir que as ações sejam desdobradas de forma rápida, algo que sozinho não conseguiria fazer com eficiência;
  • Investir no clima organizacional: Ouvir continuamente a opinião dos colaboradores e traçar planos objetivos para melhoria do engajamento, isso pode ser feito através de uma pesquisa de clima;
  • Oferecer capacitação: É assegurar que os colaboradores se sintam valorizados e também atualizados e capacitado para exercerem suas tarefas;
  • Valorização da força de trabalho: Tanto no presencial como no home office o reconhecimento é fator primordial e motivacional.
  • Planejar happy hour: Oportunidade de interação com todo o time e reforço dos valores da empresa.
  • Fortalecer a Comunicação Interna: Independente onde o colaborador esteja é importante o mesmo estar a par das principais decisões da empresa, por isso a comunicação deve ser mantida com qualidade.
  • Envolver o RH: Cuidado do colaborador de forma pontual quando perceber algo diferente principalmente no que tange ao emocional.

Além de toda essa interação entre os gestores e seus liderados, foi necessário se reinventar transformando algumas ações feitas anteriormente que hoje já não cabem mais, grupos específicos foram formados para acompanhar e garantir os indicadores da empresa, pesquisas de satisfação foram alteradas sua periodicidade, hoje acontece com mais frequência para que possa ser tomada decisões assertivas fornecendo com agilidade suporte aos funcionários.

Quando se tem uma os valores e cultura organizacional bem estruturada como já dissemos anterior as ações cotidianas são contagiadas pelos valores compartilhados, sendo executadas de forma automática e inconsciente.

A grande lição que tiramos deste momento, foi que aprendemos aos poucos a lidar com os desafios do dia a dia no trabalho, engajando e nos esforçando a se reinventar e com a certeza que devemos sair dessa crise transformados e reflexivos de como foi diferente, quanto aprendizado e que o futuro não será mais como éramos, tanto empresa como colaborador cresceram.

Estando presencialmente ou em home office, o comprometimento com o desenvolvimento da empresa deve ser o mesmo.

Então, que tal essas dicas que só a Conexão Talento sabe dar para melhorar o clima organizacional?

Você pode clicar aqui para se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre as principais notícias do RH, a evolução do papel da liderança, tendências ligadas ao DHO, métodos e ferramentas para gestão de pessoas e muito mais.

AH E CLARO: Caso você sinta que precisa de uma ajuda para entender e melhorar o ambiente da sua empresa, conte com a gente. Temos um time de profissionais especializados em transformar o seu negócio de forma estratégica e sempre visando os resultados!