O termo Assessment tem grande relevância no mundo corporativo não apenas nos processos de seleção de pessoas, mas também em casos de planejamento de desenvolvimento de colaboradores para progressão na carreira. Conhecer as características e o perfil comportamental das pessoas é a base do sistema seletivo para identificar os candidatos mais alinhados às vagas em aberto, mas é igualmente importante quando pensamos em mudanças de função e progressão na carreira que implicam em diferentes responsabilidades e podem envolver tarefas de gestão de outros colaboradores.

Os métodos mais conhecidos para a realização de processos de Assessment vão desde a entrevista por competências até testes – psicológicos ou não – em que as habilidades dos indivíduos são avaliadas para compor o perfil comportamental. Testes como DISC, MBTI e Hogan, por exemplo, são algumas das ferramentas utilizadas e que demandam uma formação para serem aplicadas. Profissionais de Gestão de Pessoas precisam estar em constante busca por atualização e conhecimento da variedade de técnicas disponíveis para que consigam diversificar os processos e identificar os mais assertivos aos objetivos propostos. Diversos processos da área de RH necessitam desse levantamento das habilidades, pontos fortes e oportunidades de melhoria que as pessoas apresentam para melhor distribuir e gerir os talentos e suas atribuições e funções dentro da empresa. Como já citado, há aplicações de Assessment na seleção de pessoal, bem como em ações motivacionais, avaliações de desempenho e planejamentos de desenvolvimento, sejam individuais ou de equipe, planos de sucessão nos cargos e até mesmo por sua importância em relação à retenção de colaboradores. Autoconhecimento e a sensação de valorização pela empresa dos potenciais a partir de projetos em que as técnicas de Assessment sejam utilizadas são fatores que auxiliam no engajamento e manutenção de um bom clima organizacional.

Assim sendo, cabe às organizações investirem e apostarem em projetos que exaltem o foco nas pessoas, para que possam alavancar resultados através de otimização de suas potencialidades e aprimoramento das oportunidades. Assim, colaboradores e empresas podem caminhar juntos para objetivos cada vez mais estratégicos.

Sua empresa possui ações em que as pessoas se sentem valorizadas e engajadas por serem conhecidas por seu potencial?? Ainda não? A Conexão Talento pode te ajudar a maximizar o desempenho dos colaboradores através de projetos de Assessment personalizados e adaptados à sua realidade. Aliamos diversas técnicas e metodologias para mapear perfis, planejar ações de direcionamento e encantar colaboradores com nossas devolutivas disruptivas. Conte com a gente e vamos desbravar resultados exponenciais através do capital mais importante do seu negócio: o humano. Somos especialistas em pessoas! Vamos juntos!