TikTok no RH: Como usar para recrutamento da geração Z

O TikTok, com um bilhão de usuários conectados por todo mundo, também chegou ao RH como uma forte ferramenta tanto para atração quanto para seleção de candidatos. Essa tática vem sendo o grande diferencial de empresas que criam estratégia de marca empregadora buscando atrair o público mais jovem que em poucos anos será 75% das pessoas no mercado de trabalho. HBO, Hollister e Nestlé (Nescau) ja saíram na frente e utilizaram o TikTok como uma etapa no processo seletivo para apresentação e divulgação de suas oportunidades. Para as pessoas que ainda não enxergam o aplicativo como algo relevante, existem dados que contrapõem esse pensamento:

  • Atualmente 6 a cada 10 músicas mais ouvidas no Brasil se popularizaram primeiro na plataforma de vídeos.
  • Foi o aplicativo mais baixado do mundo em 2020, ultrapassando o Facebook e suas plataformas de mensagens
  • Se tornou o site mais acessado em 2021 superando o Google, inclusive para pesquisas.
  • De acordo com dados da eMarketer, o Instagram ficará para trás em 2023 e o Snapchat em 2025.

O que isso significa para as empresas? Que os novos profissionais estão presentes nessa ascendente rede social. E muita atenção é depositada hoje na rede por muitos usuários, e em terra de disputa por talentos, quem tem alcance orgânico e massivo é rei.

TikTok Resumes

E as novidades não param por aí: Em junho deste ano o TikTok lançou um projeto piloto e em fase beta, disponível por enquanto somente nos Estados Unidos: o TikTok Resumes, onde os candidatos foram incentivados a criar um vídeo mostrando as suas habilidades profissionais usando a hashtag #TikTokResumes. Por meio desse recurso, os usuários buscam vagas e se candidatam para empregos de uma forma bem inovadora e criativa. A iniciativa teve mais de 30 empresas cadastradas. Mas não há previsão sobre os próximos passos e se essa iniciativa chegará ao Brasil.

Além disso, ao acessar essa mídia, encontramos muitos influenciadores dando dicas sobre carreira, mercado de trabalho e tecnologias importantes para profissionais. O TikTok se tornou um fórum de debates sobre trabalho, gerando um acervo de temas interessantes e atuais. Deixo aqui como dica que vocês procurem no aplicativo a hashtag #careeradvice (conselhos sobre carreira) que no começo deste ano alcançou mais de 80 milhões de visualizações diárias.

O uso do TIkTok no RH

O que o Tiktok está fazendo ja parece um caminho claro. Hoje eles dominam a atenção da Geração Z, a mesma geração que será maioria no mercado de trabalho em poucos anos. E ferramentas como o Linkedin, foram desenvolvidas e pensadas para outras gerações. Mas nada impede que ele também se atualize e continue movimentos que ja vem realizando com influenciadores mais jovens.

Ja que hoje quando se fala sobre a participação do RH nas redes sociais, a primeira que surge na mente é o LinkedIn, que foi criada especificamente para interações profissionais. No entanto, o TikTok também pode entrar para essa lista, inclusive por já ter um importante histórico de participação no mundo corporativo.

No entanto, quando muitos olham pro Linkedin hoje ainda veem uma rede social muito “formal”. E na era de palavras como: Criatividade, autenticidade, comunidade, diversidade, uma rede social com outra pegada pode se destacar. Ainda não sabemos os próximos passos dessas plataformas, mas a possibilidade de aproximar recrutadores e candidatos “tirando as máscaras” que foram padronizadas pelas exigências corporativas me deixa animado.

Vale destacar que a utilização do TikTok no RH pode ter diferentes objetivos, e um deles pode ser o desenvolvimento do employer branding, que é uma estratégia de marketing que tem como propósito gerar reputação positiva de uma companhia no quesito marca empregadora. Ja abordamos esse tema aqui no blog. Em outras palavras, significa apresentar para potenciais talentos os pontos positivos da empresa, destacando para essas pessoas o quanto trabalhar lá pode ser benéfico para suas carreiras, o que ajuda na atração de novos talentos.

Se a sua empresa visa trazer para o quadro de funcionários (as) pessoas dessa faixa etária, a implementação do TikTok no RH pode ser uma estratégia a ser pensada. Obviamente, isso precisa estar alinhado à cultura, tom de voz, marca e DNA da empresa e, principalmente, à garantia de não exigir dos (as) candidatos (as) comportamentos que eles não têm.

É importante ressaltar que a transformação digital é um caminho sem volta, assim como a entrada da geração Z no mercado de trabalho. Ou os RHs embarcam nas novas tendências ou ficam para trás na corrente das inovações.

Ah vale falar que a Conexão Talento tem conta lá há 1 ano e já tem mais de 13.000 seguidores.

E a sua empresa tá usando esse canal para chegar na geração Z?

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