Uso do endomarketing para encantar e fidelizar o maior ativo da empresa

“Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los.”
Philip Kotler

Seus colaboradores são seus principais clientes. Devem ser conquistados e fidelizados, São ativos de maior valor e ajudam a consolidar uma cultura muito mais fortalecida. Ter o colaborador engajado também reduz o nível de rotatividade e garante que a missão da empresa possa estar melhor alinhada nos diferentes níveis da gestão.

Fidelizar o colaborador ainda aumenta sua satisfação que repercute no atendimento de melhor qualidade aos clientes, oferecendo a eles uma gostosa experiência na aquisição dos produtos e serviços.

Ao criar condições e auxiliar seus colaboradores na compreensão e integração com a missão da sua Empresa, você os motiva a se tornarem grandes e potentes embaixadores da Marca que você leva para morar na memória afetiva, no coração do seu colaborador.

O significado do termo endomarketing pode ser definido a partir do significado de duas palavras: O prefixo “endo” do grego que significa “dentro” e “marketing” . Dessa forma ENDOMARKETING é o marketing para dentro. No caso, direcionado para o ambiente interno de uma Empresa.

O Endomarketing reúne estratégias e ferramentas que visam envolver os colaboradores de uma Empresa na missão do negócio, gerar motivação e melhorar o bem-estar e relacionamento, gerando melhoria na produtividade e atendimento dos clientes.

Mesmo com abordagens diferentes, o Marketing Interno assim como o Externo devem ser estruturados e praticados de forma alinhada. A soma harmoniosa dos esforços desses dois tipos de promoção da Marca amplia fortemente uma percepção da Marca e sua missão, com mais unidade, pelos colaboradores e Consumidores.

Uma campanha de Endomarketing bem desenvolvida e executada pode ser uma grande aliada para o sucesso de uma ação de marketing promocional. Colaboradores que se sentem engajados e pertencentes, se mostram muito mais produtivos e mais aptos a atender às demandas e objetivos estratégicos, resultando em atendimento e resultados mais positivos.

O Endomarketing também ajuda a aprimorar a colaboração, promovendo a troca de informações, garantindo melhora na qualidade do relacionamento entre os componentes da equipe.

Ao contrário, quando a Empresa não pratica o Endomarketing, deixa fragilizado o engajamento dos colaboradores com o negócio e a sua missão, deixando-os mais propensos a buscar outras oportunidades, deixando a Organização fragilizada e sujeita a um alto nível de evasão, perda de talentos, além do risco de propagandas negativas.

ENDOMARKEKTING E A FELICIDADE NO TRABALHO

Em um estudo realizado na Universidade de Oxford, chegou-se à conclusão de que um colaborador pode se tornar de 13% a 33% mais criativo e produtivo, do que um que não se sinta motivado. Energia e dinamismo para executarem tarefas no trabalho, são mais presentes em pessoas felizes. A Criatividade, o Otimismo e a capacidade de ver o lado bom de uma situação difícil no trabalho, também se faz presente em colaboradores felizes. Nutrir um ambiente agradável na Organização, estimula relacionamentos saudáveis, o cumprimento dos objetivos e um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Todo gestor reconhece que o sucesso de um negócio está diretamente ligado ao nível de produtividade no trabalho e ninguém discorda que colaborador feliz produz mais. O desafio é descobrir a equação cujo resultado seja uma equipe eicaz e feliz.
Um bom caminho pode ser nutrir um Clima Organizacional que garanta ao Colaborador: Comunicação objetiva e clara a respeito do que esperam de sua atuação, Segurança e Liberdade para se expressar e pedir ajuda.

Já vai longe a ideia de que ter um bom salário seja sinônimo de sucesso profissional. O Colaborador de hoje, deseja e é feliz quando se sente parte importante da missão da empresa e que seu esforço é indispensável para o sucesso do negócio.
Cada vez mais o Endomarketing se mostra como uma estratégia eficaz para integrar, engajar, encantar e fidelizar o cliente interno.

INVESTIR EM ENDOMARKETING : NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR

Sua empresa investe em ações de endomarketing? Se sua resposta foi sim, a pergunta pode até parecer sem sentido, uma vez que você entenda que essa prática seja vital para uma gestão sustentável e eficaz e que seja parte natural das estratégias de uma Empresa.

No entanto, saiba que ainda é muito comum Empresas concentrarem seus investimentos em Marketing para desenvolvimento do Branding, ações de relacionamento com o consumidor e publicidade para lançamento de produtos e serviços.

Inegavelmente, um negócio precisa investir nessas áreas para garantir seu crescimento e sustentabilidade. No entanto, erra a empresa que ignora ou reluta em inserir o Endomarketing em seu planejamento financeiro, resultando em atraso considerável no desenvolvimento de uma cultura e ambiente de trabalho favoráveis a resultados significativos.

Sua empresa investe em ações de endomarketing? Se sua resposta foi Não, reflita e decida que chagou a hora de mudar esse cenário e começar a ter no Endomarketing um aliado de peso na qualificação da relação com seus colaboradores e na obtenção de um maior índice de produtividade.

EM QUE PODE RESULTAR A PRÁTICA DO ENDOMARKETING

  • Ambiente de trabalho saudável e uma equipe mais feliz
  • Aumento na produtividade do seu negócio
  • Colaboradores comprometidos com a cultura e a missão da empresa
  • Clientes bem atendidos, mais satisfeitos e fidelizados
  • Redução no Turnover ( evasão de colaboradores )
  • Colaboradores transformados em embaixadores da sua marca
  • Excelentes Profissionais desejando fazer parte da sua equipe
  • Redução nos custos de Recrutamento e Seleção

Parece fantástico, não? É é! Fantástico e real, o que deixa a história ainda mais interessante e imperdível!

E mais, a prática do Endomarketing não se restringe a empresas de grande porte ou com um orçamento volumoso. Mais do que tudo isso, o sucesso na adoção de ações voltadas para o engajamento e fidelização do seu cliente interno será sempre resultado de um planejamento bem alinhado com a cultura, valores e objetivos estratégicos que norteiam a empresa.

Cuide para que algumas medidas sejam adotadas nesse processo para potencializar o sucesso do endomarketing em sua empresa, através das ações que serão criadas e colocadas em prática:

1 – IDENTIFIQUE A “DOR”, A DEMANDA:

Aprenda a ouvir seu colaborador. Assim como um médico, pergunte a ele o que sente, onde dói, por quais desconfortos ele passa, do que ele precisa para se sentir melhor, mais feliz.

Observe, especialmente aquelas pessoas que são referência para os demais, aqueles funcionários que inspiram e são considerados líderes pela equipe.
Não tenha medo de olhar e enxergar gaps e dores. Apenas quando identificamos o problema, podemos investir na sua solução.

Se não encontrar nenhum problema, crie um. Explico: Muitas vezes seus colaboradores não se sentem seguros ou a vontade para se abrirem e demonstrarem insatisfação, descontentamento e muito menos para dizerem o que esperam da empresa para que se sintam mais motivados e felizes no trabalho.

O início da implantação do endomarketing pode ser dessa forma, afinal confiança é uma coisa que se constrói com o tempo, não é mesmo?

Assim, aguce sua sensibilidade e conte com a ajuda de profissionais especializados em pessoas para identificar por onde começar. Profissionais que vão além do domínio técnico de gestão e se interessam legitimamente por “gente” e tem como propósito criar soluções para que a relação empresa / colaborador se dê com harmonia, motivação, segurança e respeito.

2 – ALINHE OBJETIVOS:

Ao criar uma campanha ou ação de endomarketing, tenha em mente não apenas o que sua empresa espera atingir como desempenho dos colaboradores. Tenha como objetivo principal, a solução de algo que está gerando conflito, desconforto, insatisfação, ruídos na comunicação, por exemplo.

Não se guie pelo o que vá ser bom para os resultados da empresa, mas para o que venha a contribuir para a melhoria das relações e do ambiente de trabalho, tendo empresa e colaboradores alinhados numa mesma cultura e objetivos.

Não negocie a satisfação da sua equipe, através de barganhas ou bônus e presentes pontuais, cujo valor logo se desgasta e pode gerar um problema ainda mais enraizado e difícil de ser solucionado.

Observe, pesquise, pergunte e mapeie os pontos de fragilidade e que necessitam ser tratados para que a criação de ações e campanhas possam ser remédios eficazes para cada uma das dores identificadas.

3 – MOTIVE ATRAVÉS DO EXEMPLO:

O Colaborador pode até se sentir bem quando escuta da empresa que ele é importante, que espera contar com seu comprometimento e que fazem parte de uma mesma família, mas ele vai se sentir realmente feliz e passar a ter atitudes mais alinhadas à cultura e valores do Negócio, se mais do que cartazes bem produzidos e vídeos lacrimejantes ele testemunhar a prática desses objetivos e valores por seus superiores, líderes e gestores.

Assim como com a criança, o colaborador aprende e se motiva mais através do exemplo do que da palavra. Mostre à sua equipe, que você faz parte da mesma família, que eles podem contar com seu comprometimento e de como se sente feliz por ter cada um deles de braços dados contigo na conquista dos objetivos que são comuns.

Cumprir promessas, garantir benefícios, gratificações e salários justos – atitudes diárias, cotidianas que aproximem gestão do colaborador, a empresa cresce em qualidade no relacionamento e isso, impacta de forma considerável na motivação de todos.

ETAPAS PARA MONTAR UM PLANO DE ENDOMARKETING

Decidir pela adoção do Endomarketing como estratégia de comunicação e relacionamento com seus colaboradores, é um grande e importante passo. Como acontece com todas as estratégias corporativas, o Endomarketing também demanda ser alicerçado em um bom planejamento que parte da Identificação do Problema transcorre contendo alguns pontos que devem ser observados ao longo do processo de planejamento e implementação do Plano de Endomarketing: CONHECER, DEFINIR, ORGANIZAR, MENSURAR.

  • CONHECER – colaboradores: Saiba em profundidade quem é seu colaborador. O que ele pensa, o que ele deseja, teme, qual sua expectativa em relação ao seu crescimento na empresa. Quanto mais informações você tiver a respeito dos integrantes da sua equipe, mais facilmente poderá criar soluções eficazes para inúmeros problemas surgidos em um ambiente corporativo.
  • DEFINIR – objetivos e metas: Assim como uma bússola, Objetivos nos orientam para onde devemos caminhar com nossas ações. São eles que nos apontam os caminhos que devemos escolher para seguirmos na direção certa. A gente só sabe que chegou se determina para onde quer ir. Já as Metas apontam a quantificação dos objetivos, é a posição futura relacionada ao tempo e valor para seu atingimento.
  • ORGANIZAR – processo e tarefas: Importante também definir o cronograma de desenvolvimento do Planejamento do Plano de Endomarketing. Criar um cronograma inclui: Definir o escopo geral do que deve ser entregue, Listar as tarefas que precisam ser executadas, Organizar as tarefas em ordem de precedência pela sua prioridade, Elencar o responsável e prazo de execução de cada tarefa
  • MENSURAR – resultados: Medir resultados começa ainda no Planejamento, se exende ao longo de todo processo e termina ao final do projeto. Serve para possibilitar dados para uma análise e avaliação das ações desenvolvidas. Sem avaliação, ficamos sem saber se o que foi realizado gerou, de fato o resultado desejado ou não. Determine os tipos de métricas que serão adotadas para a avaliação que que orientará sobre a evolução do processo e apontará o que precisa ser reformulado e o que pode ser continuado e ampliado.

Uma economia em que os negócios são centrados no atendimento e encantamento do cliente, atender suas necessidades gerando a melhor experiência é a grande prioridade. Não é suficiente entregar um produto ou serviço dentro do que foi anunciado e vendido. O cliente espera e deseja ser surpreendido a cada touchpoint, a cada oportunidade de contato com a marca.

Esse cenário não se restringe ao Marketing Externo. O cliente interno também nutre uma alta expectativa em relação à entrega da Empresa durante todo o tempo que dure essa relação. A começar do processo de Recrutamento, passando pela seleção, onboarding, capacitação e todo resto de convivência através da convivência diária. O Endomarketing é um aliado significativo nesse cenário econômico em que as Empresas reconhecem e atua para atender ao novo perfil do cliente, incluindo o interno.

Adotar o Endomarketing como ação gerencial estratégica, fazendo parte do dia-a-dia e não apenas ocasionalmente, potencializa e qualifica o relacionamento com os colaboradores e eleva a empresa a um grau diferenciado como lugar ideal para se trabalhar. Passa a atrair os talentos desejados, além de ser um recurso que grande apoio às ações de Marketing Externo da Marca.

Fica aqui o convite para que você reflita sobre como está atendendo seu cliente interno e decida por começar ou otimizar a aplicação do Endomarketing em sua Empresa.

“O que ajuda as pessoas, ajuda as empresas.”
Leo Burnett.

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Vivian Alfradique

Formada em Psicologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos (Universidade Cândido Mendes). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense). Possui formação em Neurobusiness pelo Instituto Sinapses, Practitioner em PNL pelo INAP e analista comportamental DISC. Atua na área de Recursos Humanos desde 2004, em empresas nacionais e multinacionais, com experiências em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, gestão de desempenho, gestão de pessoas e ações de endomarketing.

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