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Para criar uma vaga irresistível que motiva o candidato que tem afinidade com a vaga e elimine quem não está capacitado para a oportunidade, primeiramente deve realizar um bom anúncio. É importantíssimo que as informações estejam alinhadas com as responsabilidades exigidas pelo cargo e indiquem os valores da empresa.

Mas temos mais algumas dicas para você fazer sucesso na descrição das suas vagas. A primeira é utilize uma boa imagem para ilustrar a sua divulgação. No mundo tão corrido de hoje em dia, uma ilustração pode em segundos apresentar um comunicado de vaga que pode ser ou não relevante para os candidatos.

Outro ponto é um título chamativo, que deve ser curto, direto e atraente, para que o candidato decida ler até o fim a publicação. É importante que ele contenha alguns itens básicos, como:

  • use títulos curtos e precisos;
  • evite anunciar mais de uma vaga;
  • não descreva informações no título;
  • utilize apenas termos conhecidos publicamente;
  • tenha nomes claros para a função;
  • evite termos que podem colocar a credibilidade da empresa em cheque;
  • Evite usar frases com termos conhecidos apenas internamente.

Escrever uma excelente descrição é fundamental para o anúncio. Sua descrição deve conter:

  • horário;
  • salário;
  • benefícios;
  • localização da empresa;
  • exigências mínimas para ocupar a vaga.

Essas informações servem como uma primeira filtragem dos candidatos, eliminando aqueles que não têm interesse ou que não estão qualificados para a vaga.

Uma descrição mais atraente tem como uma boa estratégia fazer uma apresentação enérgica da empresa, mostrando que os benefícios podem ir além do salário, como é a cultura empresarial, clima e oportunidade de carreira, são alguns exemplos.

Portanto, você irá vender a sua oportunidade, consequentemente precisa conhecer melhor o seu público-alvo, utilize os benefícios e demonstre interesse pelo candidato, mostrando que a sua empresa é o melhor lugar para trabalhar. Com isso, você conseguirá atrair pessoas que realmente se identifiquem com o propósito do negócio.

Apresentar a vaga de forma clara e honesta é indispensável.

Ser honesto na hora de anunciar a vaga evita currículos que não correspondem ao esperado. A empresa deve mostrar o que considera como ponto indispensável e não incluir informações que não são reais apenas para tornar a vaga atrativa.

Outro ponto muito importante são as plataformas de divulgação, redes sociais e ferramentas de inteligência artificial de recrutamento. É preciso escolher aquela plataforma que contêm o público que você quer atingir. Essas plataformas proporcionam diversas vantagens, como:

  • anúncio único e envio para vários sites diversificados, aumentando sua visibilidade;
  • encaminhamento do anúncio para candidatos com o perfil desejado;
  • acesso a bancos de currículos
  • suporte ao anunciante da vaga
  • possibilidade de repetir o processo quantas vezes forem necessárias.

Um ponto extremamente atual é o conceito de inbound recruiting que proporciona uma relação com os futuros talentos da empresa.

Produzir conteúdo de qualidade e educar seus candidatos, prova o valor do seu negócio e gera identificação imediata. Portanto os profissionais vêm até você de forma espontânea por acreditarem na mensagem da empresa, ao invés de serem convencidos por um recrutador.

Na etapa final do inbound recruiting, sua missão é transformar candidatos em promotores da sua empresa. Para isso, você precisa de um processo seletivo diferenciado, que avalie os candidatos ao mesmo tempo em que promove os diferenciais da sua marca empregadora.