Descubra quais são as vantagens de ter um RH Estratégico para a sua empresa conquistar candidatos e fidelizar colaboradores
Por que os colaboradores não gostam do RH?
Por muitos anos o RH foi visto dentro na empresa como o setor “que demite”, o que corta os benefícios… muitas vezes quando o Recursos Humanos entrava em uma sala se ouvia: Muda de assunto que o Recursos Humanos chegou.
Contudo, o mundo está mudando, evoluindo e mostrando que mais do que comprar um vale transporte ou calcular uma rescisão, o RH entende de gente! Mas, para isso, precisa ser um RH Estratégico!
Antes de mais nada, preciso te dar uma dica: se quiser receber conteúdos super completos sobre RH (as principais notícias do RH, a evolução do papel da liderança, tendências ligadas ao DHO, métodos e ferramentas para gestão de pessoas e muito mais), você pode clicar aqui!
O RH tradicional virou RH Estratégico, ampliou sua visão de mercado, alinhou seus laços dentro da organização, gerando insights da Direção ao Operacional.
Dessa forma, virou “chave” e buscou o olhar ao próximo, empatia, inclusão e modernização em suas ferramentas.
OKR’s? Indicadores? Endomarketing? Como assim? O Recursos Humanos olhou o mercado, ajustou a bagunça dentro de casa, passou a entender que se não caminhar conforme a evolução, iriamos ficar desatualizados e sem perspectiva de nossa própria marca empregadora ser vista como valiosa e fundamental dentro da organização.
Finalmente, hoje, os colaboradores buscam os Recursos Humanos para troca, reflexão e entender como podem melhorar dentro da empresa e cabe o nosso setor a cada dia mais fortalecer essa ligação.
Mas como isso entrou no Recrutamento e Seleção?
A Arte de Encantar Candidatos
Definitivamente, em um mundo corporativo tão descrente de encontrar a vaga perfeita ou melhor o emprego dos sonhos, cabe ao RH Estratégico evoluir e buscar ferramentas para encontrar os candidatos “perfeitos”.
Ainda assim não existe perfeição… não existem a vaga ou candidato perfeitos! O que existe é troca, o alinhamento, a conexão da Empresa x Candidato.
E onde o RH Estratégico entra nesse processo?
Os Recursos Humanos são a porta de entrada da empresa, é o marketing para o candidato. É o encantamento e a conquista.
Afinal, como funciona esse encantamento? Separei alguns pontos valiosos:
- Inicialmente na descrição da vaga divulgada, ela precisa ser chamativa, objetiva e clara.
- Agendamento da entrevista precisa ser organizado e de fácil entendimento das ferramentas e plataformas que será utilizada. E adaptável, alguns candidatos não possuem acesso a aplicativos.
- Na entrevista o recrutador deixar o candidato a vontade, quem não fica nervoso e ansioso sendo analisando? Quanto mais confortável, mas fluido a entrevista é feita.
- Mostrar a cultura da organização, seus valores, clareza nas informações da marca empregadora e com isso essa conexão e identificação se torna mais fortalecida
- Dê feedbacks nos processos seletivos e deixe claro na entrevista o prazo que esse processo ocorrerá
- E coloque um canal de dúvidas para o pós-entrevista
Portanto, agradeça pelo candidato compartilhar sua história. Pois somos movidos a isso, a ouvir histórias e por meio do nosso trabalho de recrutamento deixar esses caminhos dos candidatos com mais sonhos sendo realizados.
Então, que tal essas dicas que só a Conexão Talento sabe dar para transformar o RH da sua empresa em um RH Estratégico?
Caso você sinta que precisa de uma ajuda para entender e melhorar o ambiente da sua empresa, conte com a gente. Temos um time de profissionais especializados em transformar o seu negócio de forma estratégica e sempre visando os resultados!